Dissertações defendidas

Aluno Título Data de defesaordem crescente
MAIKON BARBOSA DE ARAUJO UMA PROPOSTA DE ENSINO SOBREO SISTEMA SOLAR 28/02/2024
DIMAS PAZINI ALVES Desenvolvimento e avaliação de atividades para o Ensino de ondulatória baseadas na Teoria da Aprendizagem Significativa 07/02/2024
HENRIQUE CASAGRANDE BRAVIN O ENSINO DE CORRENTE ELÉTRICA E RESISTIVIDADE DOS MATERIAIS ATRAVÉS DE UM ANÁLOGO MECÂNICO COMO PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO 22/12/2023
FABIANA RIGAMONTE ALVES PROPOSTA DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) PARA ENSINO DE INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA 21/12/2023
TATIANA MARA TEUBNER RODRIGUES HORTELIO UMA INTRODUÇÃO DOS CONCEITOS BÁSICOS DE ENERGIA MECÂNICA NA TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL 19/12/2023
GILMARA BIANCARDI SCHAFFEL "EVOLUÇÃO ESTELAR" OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA NA COMPONENTE CURRICULAR DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO 15/12/2023
JOSÉ PAULO NASCIMENTO O “EFEITO FOTOELÉTRICO” NA INSERÇÃO DA FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO 14/12/2023
GÊSSICA CLEVELARES SECCHIN "TRILHA DAS ESTRELAS: UM JOGO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM" 20/10/2023
ROMÉRIO COSSI MATTOS UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO CONCEITOS RELACIONADOS AO USO DA ENERGIA FOTOVOLTAICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL 29/08/2023
ALLINNE VEZULA MATEVELI GONZAGA DE COPÉRNICO A NEWTON: O ENSINO DA GRAVITAÇÃO E O MOVIMENTO DAS MARÉS 25/08/2023
OZEIAS MAURICIO PEREIRA O ESTUDO DA QUEDA DOS CORPOS COM RESISTÊNCIA DO AR DURANTE A PANDEMIA DA COVID 19 BASEADO NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS 30/06/2023
THIAGO RODRIGUES GOTTARDI ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO EM ARTICULAÇÃO COM A BNCC COM MEDIAÇÃO NÃO PRESENCIAL NO CENÁRIO DA PANDEMIA
VITÓRIA
28/02/2023
SHEILA BORGES GONÇALVES UMA PROPOSTA DE UEPS PARA A CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS FÍSICOS RELACIONADOS À HIDROSTÁTICA NO ENSINO MÉDIO 11/11/2022
KAROLINE GONZAGA OLIVEIRA RADIAÇÃO INFRAVERMELHA E SUAS APLICAÇÕES: UMA PROPOSTA DIDÁTICA DE MEDIAÇÃO BASEADA NA APRENDIZAGEM CRIATIVA COM UTILIZAÇÃO DE ARDUINO 10/10/2022
TIAGO GUERÇON DA SILVA Ensino sobre Propagação de Calor por meio de Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL) e o uso de Arduíno 07/10/2022
NAYARA SCARLET DA SILVA EFEITO FOTOELÉTRICO NA PERSPECTIVA VIRTUAL: O ENSINO DE FÍSICA MODERNA A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM 30/09/2022
WESLEY MENELLI ABORDAGEM EXPERIMENTAL PARA ENSINO MÉDIO SOBRE O PRINCÍPIO DA DUALIDADE ONDA-PARTÍCULA DA LUZ 09/09/2022
ANDRÉ OAKES DE OLIVEIRA GONÇALVES Ensino de Hidrostática utilizando a proposta da Aprendizagem Baseada em Equipes 05/08/2022
FRANCISCO ELIAS GOMES Uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para a Física de Neutrinos 30/03/2022
RENAN COSTA LOYOLA UMA PROPOSTA DE UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA APLICANDO AS CIÊNCIAS FORENSES AO ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA PARA O ENSINO MÉDIO 24/03/2022
MARCOS VENICIOS OLIVEIRA Evolução Estelar, Galáxias e Buracos Negros: Uma proposta didática para o Ensino Médio referenciada nos Três Momentos Pedagógicos e na Significação Conceitual 18/02/2022
SEBASTIÃO ALMEIDA MOTA UMA ABORDAGEM FÍSICO-MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE MOVIMENTO UNIFORME/FUNÇÃO AFIM A PARTIR DA CONSTRUÇÃO E ANÁLISE DE GRÁFICOS 03/09/2021
WANESSA SANTOS SANTANA O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS EPISTÊMICAS E CIENTÍFICAS NO ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA. 06/08/2021
JOSÉ IZAIAS MOREIRA SCHERRER NETO UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NO ENSINO DE FÍSICA: DAS TEORIAS DE GRAVITAÇÃO AOS BURACOS NEGROS
NEGROS
28/07/2021
MIRANDA FERREIRA NEVES ENTRE A DIVERSIDADE E A INCLUSÃO: desafios ao ensino de física 21/05/2021
PAULO ROBERTO FERREIRA DA SILVA UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA EXPLICAR COMO OCORRE O FLUXO DE ELÉTRONS NO INTERIOR DE UM FIO CONDUTOR 31/03/2021
VINICIUS TEIXEIRA MARDEGAN PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ELETROSTÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO UTILIZANDO EXPERIMENTOS E SIMULADORES INSPIRADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA 31/03/2021
THAYS FERREIRA SOUZA A ABORDAGEM DA TEMÁTICA DA ELETRICIDADE NO ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO DESENVOLVIMENTO DE DIFERENTES TIPOS DE CONTEÚDO 24/03/2021
NATIEL DA SILVA SANTOS A construção de uma sequência didática em uma perspectiva freiriana para o ensino de hidrostática 26/02/2021
ÉDNA DE SOUZA DA SILVA Do que são feitas todas as coisas: uma abordagem de Demócrito ao modelo padrão de partículas 12/02/2021

Páginas

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910