A construção de uma sequência didática em uma perspectiva freiriana para o ensino de hidrostática
Nome: NATIEL DA SILVA SANTOS
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 26/02/2021
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
GEIDE ROSA COELHO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
ERNANI VASSOLER RODRIGUES | Examinador Externo |
GEIDE ROSA COELHO | Orientador |
MIRIAN DO AMARAL JONIS SILVA | Examinador Interno |
Resumo: Este trabalho consiste em um relato de uma pesquisa-intervenção referente à
abordagem metodológica dos Três Momentos Pedagógicos desenvolvida em uma
turma da 1ª série do Ensino Médio Integrada a Educação do campo na disciplina de
Física no Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Boa Esperança. O
objetivo do estudo foi descrever o processo de construção de uma sequência
didática na qual nos aproximamos da proposta didática dos Três Momentos
Pedagógicos e identificar as possibilidades de construção de conceitos de
Hidrostática. A análise deu-se pela interlocução com os argumentos dos estudantes
(gravados em áudio e vídeo) construídos a partir da visita a uma Barragem de
represamento de água, possibilitando identificar nos discursos indícios para a
construção de conhecimento de Hidrostática e de criticidade e reflexibilidade de suas
próprias experiências. Os resultados indicam que o diálogo e a problematização
proporcionaram aos estudantes uma reflexão crítica sobre as questões que
relacionavam os conhecimentos de Hidrostática com aspectos ambientais, logo,
essa visão oportuniza uma aula dialogada, na qual a troca de experiências e
conhecimentos é de suma importância para o processo de ensino e aprendizagem.
Ao final de todo processo, como produto educacional, apresentamos uma proposta
de sequência didática fundamentada nos pressupostos freirianos para o ensino e
aprendizagem de hidrostática.