A construção de uma sequência didática em uma perspectiva freiriana para o ensino de hidrostática

Nome: NATIEL DA SILVA SANTOS
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 26/02/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
GEIDE ROSA COELHO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ERNANI VASSOLER RODRIGUES Examinador Externo
GEIDE ROSA COELHO Orientador
MIRIAN DO AMARAL JONIS SILVA Examinador Interno

Resumo: Este trabalho consiste em um relato de uma pesquisa-intervenção referente à
abordagem metodológica dos Três Momentos Pedagógicos desenvolvida em uma
turma da 1ª série do Ensino Médio Integrada a Educação do campo na disciplina de
Física no Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Boa Esperança. O
objetivo do estudo foi descrever o processo de construção de uma sequência
didática na qual nos aproximamos da proposta didática dos Três Momentos
Pedagógicos e identificar as possibilidades de construção de conceitos de
Hidrostática. A análise deu-se pela interlocução com os argumentos dos estudantes
(gravados em áudio e vídeo) construídos a partir da visita a uma Barragem de
represamento de água, possibilitando identificar nos discursos indícios para a
construção de conhecimento de Hidrostática e de criticidade e reflexibilidade de suas
próprias experiências. Os resultados indicam que o diálogo e a problematização
proporcionaram aos estudantes uma reflexão crítica sobre as questões que
relacionavam os conhecimentos de Hidrostática com aspectos ambientais, logo,
essa visão oportuniza uma aula dialogada, na qual a troca de experiências e
conhecimentos é de suma importância para o processo de ensino e aprendizagem.
Ao final de todo processo, como produto educacional, apresentamos uma proposta
de sequência didática fundamentada nos pressupostos freirianos para o ensino e
aprendizagem de hidrostática.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910