Integração com a graduação

O PPGEnFis/UFES é um programa de pós-graduação MULTIDISCIPLINAR com enfoque prioritário na área de ENSINO DE FÍSICA. Dessa forma, o PPGEnFis/UFES, além de contar com professores da área de FÍSICA em seu Corpo Docente, inclui também professores da área de Ensino de Física e Educação. Os professores do Corpo Docente do PPGEnFis/UFES são todos envolvidos com atividades de ensino na Graduação, presencial e a distância, em suas áreas primárias de atuação.

Em relação aos Professores da área de Física e Ensino de Física, todos atuam na Graduação em Física, seja no Campus de Goiabeiras, Campus de São Mateus ou Campus de Alegre. Além das atividades didáticas na Graduação em Física, Professores do Corpo Docente do PPGEnFis/UFES participam do Núcleo Docente Estruturante das licenciaturas em Física do curso presencial e a distância, integram Colegiados de diversos cursos de graduação e vice-direção de Centro Acadêmico.

PIBIC
Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, os Professores do PPGEnFis/UFES orientam estudantes da graduação cujos subprojetos envolvem investigações relacionadas ao ensino de Física no contexto da educação formal e não formal e a formação inicial de professores de Física. Os resultados dessas investigações tem sido publicados em periódicos e congressos nacionais.

Mostra de Física e Astronomia da UFES
É um evento organizado por professores do PPGEnFis/UFES juntamente com alunos da Graduação em Física. Os alunos do PPGEnFis/UFES participam da Mostra tanto na elaboração de experimentos demonstrativos quanto na avaliação da própria Mostra, realizada em conjunto com os alunos da graduação. Dessa avaliação foram gerados artigos apresentados em congressos nacionais. O site do evento pode ser acessado em http://www.mostradefisica.ufes.br/

PIBID
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, tem sido coordenado por professores pertencentes ao nosso Programa, orientando estudantes da Graduação em Física, Biologia e Química. Dessa atividade de orientação foram gerados artigos e exposições apresentados em congressos. Atualmente, participam do Programa, no subprojeto da Física, 21 alunos da licenciatura em Física no campus de São Mateus e 13 alunos da licenciatura em Física no campus de Alegre.

PIBID e PIBIC Jr
O Projeto de Iniciação Científica Junior intitulado "Da Gravitação Universal aos Buracos Negros" é coordenado pelo Prof Flávio Gimenes Alvarenga e pela Profa Márcia Regina Santana Pereira e envolve 10 alunos do Ensino Médio da rede pública de uma escola do norte do Estado do Espírito Santo, no município de São Mateus e um supervisor na escola, que é Professor Daniel Santos de Souza. Os alunos de graduação do PIBID também participam de atividades junto aos alunos de PIBIC Jr deste projeto. O objetivo é oportunizar o desenvolvimento de atividades de iniciação científica, contato com o método científico, realização de observações astronômicas e consequente preparação dos alunos para o ingresso na Universidade. O projeto conta com recursos da FAPES e CNPq, para compra de Material de Consumo, Custeio e Bolsas, no valor total de R$45.900,00 e teve início em novembro de 2015, com duração total de 2 anos.

Estágio de docência:

O PPGEnFis/UFES, atualmente, conta com o Mestrado Profissional cujo foco é na formação continuada de professores em serviço. Dessa forma, o estágio de docência dos estudantes do PPGEnFis se dá no contexto do seu ambiente de trabalho, uma vez que todos eles são professores da Rede Pública e Privada de Ensino Médio e/ou Educação Superior.

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910