O ENSINO DE CORRENTE ELÉTRICA E RESISTIVIDADE DOS MATERIAIS ATRAVÉS DE UM ANÁLOGO MECÂNICO COMO PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO

Nome: HENRIQUE CASAGRANDE BRAVIN

Data de publicação: 22/12/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CARLOS AUGUSTO CARDOSO PASSOS Orientador

Resumo: Os conceitos de condução elétrica e resistência elétrica são temas importantes para Ensino
de Física. Entretanto, estas temáticas não são tão exploradas na literatura quando
comparada a outros temas de Ensino de Física. Além disso, indicadores de das provas
diagnósticas ou no Exame Nacional do Ensino Médio revelam que o desempenho dos
estudantes é insatisfatório. É um desafio para área de Ensino mudar esta realidade no
sistema educacional. Levando isto em consideração, foi elaborado um produto educacional
com uma sequência didática com o intuito de promover um ganho de aprendizagem na
melhoria dos descritores que envolvam este tema. Assim, para avaliar o desempenho desta
proposta, o trabalho foi referenciado na Teoria de Aprendizagem Significativa de David
Ausubel para buscar subsunçores que existam na estrutura cognitiva dos estudantes e
evitar que o tema de condução elétrica em metais seja um tópico puramente abstrato.
Para alcançar o objetivo desta proposta, as sequências de aula foram: primeira aula com
aplicação de questionário diagnóstico sobre concepções dos estudantes sobre o tema; a
segunda e terceira aulas com revisão de conteúdos de modelos atômicos e utilização de
simulador do modelo atômico; a quarta aula foi realizada atividade prática com equivalente
mecânico da corrente elétrica; a quinta, sexta e sétima aulas foram realizadas discussões
entre os alunos e estimulando a comparação entre potencial gravitacional e potencial
elétrico e descrição do movimento de esfera com barreiras; a última aula foi aplicada um
segundo questionário para se avaliar se houve mudança de explicação dos conceitos sobre
condução elétrica e resistência elétrica. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes da 3a
Série do Ensino Médio em uma escola da rede estadual de ensino do estado do Espírito
Santo. De acordos com os resultados, a comparação entre o questionário pré-teste e o
questionário pós-teste indica uma melhora significativa nas respostas acerca dos elementos
propostos.

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