O “EFEITO FOTOELÉTRICO” NA INSERÇÃO DA FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO

Nome: JOSÉ PAULO NASCIMENTO

Data de publicação: 14/12/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
BRENO RODRIGUES SEGATTO Orientador

Resumo: O presente trabalho propõe uma sequência de aulas sobre o Efeito Fotoelétrico, para uma turma do 1o ano do Ensino Médio, com objetivo de melhorar significativamente a compreensão dos alunos sobre a Física, utilizando uma metodologia baseada no referencial teórico de Aprendizagem Significativa de David Ausubel. O efeito fotoelétrico é um fenômeno importante na Física moderna e está presente em diversas aplicações tecnológicas, tais como células solares e dispositivos optoeletrônicos. No entanto, muitos estudantes têm dificuldades em compreender os conceitos relacionados a esse fenômeno, devido à sua
natureza abstrata e complexa. Com base nisso, nossa proposta metodológica defende a importância do conhecimento prévio do aluno para a construção de novos conceitos, utilizando exemplos cotidianos e experimentos simples para facilitar a relacionabilidade entre o que se deseja ensinar e aquilo que o aluno já sabe. O material elaborado foi aplicado em uma
turma de 1o Ano do Ensino Médio, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Hunney Everest Piovesan” e foi estruturado em uma sequência de oito aulas, totalizando quatro meses de atividades. Durante este período, foram apresentados os conteúdos, aplicadas as atividades e coletados os dados para posterior análise. A expectativa é que a metodologia
proposta tenha um impacto positivo na aprendizagem dos alunos e possa ser utilizada como referência para futuros estudos sobre o assunto. Durante o processo, foram propostas atividades que envolveram o trabalho em grupo, a resolução de problemas e a utilização de recursos audiovisuais, além de experimentos práticos para ilustrar os conceitos teóricos. Ao final, foi realizada uma avaliação sobre o conteúdo e sobre a aplicação do material didático. Esperamos que a metodologia proposta auxilie na melhoria da compreensão dos alunos sobre o efeito fotoelétrico, evidenciando a importância da utilização de materiais que buscam relacionar os conceitos teóricos com situações concretas do cotidiano. Esperamos também que a metodologia proposta possa contribuir para o desenvolvimento de materiais didáticos mais eficazes no ensino da Física, em especial em temas complexos como o efeito fotoelétrico. Com isso, esperamos formar alunos mais críticos e capazes de aplicar conceitos físicos em situações cotidianas, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para os desafios do mundo contemporâneo.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910