ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO EM ARTICULAÇÃO COM A BNCC COM MEDIAÇÃO NÃO PRESENCIAL NO CENÁRIO DA PANDEMIA
VITÓRIA

Nome: THIAGO RODRIGUES GOTTARDI
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 28/02/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
LAÉRCIO FERRACIOLI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
BRENO RODRIGUES SEGATTO Examinador Interno
LAÉRCIO FERRACIOLI Orientador
RAMON TEODORO DO PRADO Examinador Externo

Resumo: Esse relata construção de uma metodologia de abordagem de atividades
experimentais em Física, para alunos do primeiro ano do Ensino Médio, no contexto de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) demandadas pelo contexto da pandemia do Coronavírus e baseadas em competências gerais da Base Nacional Curricular Comum, a saber, Conhecimento, Pensamento Científico, Crítico e Criativo, Comunicação e Argumentação. O estudo foi desenvolvido em duas turmas do 1º Ano do Ensino Médio respectivamente com 46 e 38 alunos, pertencentes ao Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Um dos motivadores do desenvolvimento foi a necessidade e importância da presença de atividades experimentais durante o ano letivo, mesmo em no regime imposto pela pandemia. Outra motivação foi a chegada da BNCC no Ensino Médio e suas implicações na prática docente. Para tal, foi delineada uma sequência de ações que possibilitassem aos alunos realizar atividades experimentais sem mediação do professor, em casa e de forma consciente e reflexiva. Por tanto foram desenvolvidas duas Oficinas e quatro Experimentos utilizando o Diagrama V como elemento estruturador e viabilizador de
expressões conceituais, práticas e cognitivas. Como elementos de coleta de dados usamos o diário de bordo, atendimentos extraclasse e o Diagrama V. A análise de dados forneceu indícios na direção de atingir o objetivo proposto e possibilita uma comparação com propostas presenciais. Por fim, o balanço foi que este trabalho contribuiu para a formação e com a inclusão dos alunos e que a metodologia utilizada foi efetiva.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910