ENSINO SOBRE O CONCEITO DE ENERGIA A PARTIR DE ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES HISTÓRICAS DE ALGUNS PERSONAGENS DA CIÊNCIA

Nome: GILBERTO SCANDIAN

Data de publicação: 07/03/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GUSTAVO VIALI LOYOLA Orientador

Resumo: Este trabalho tem por finalidade propor uma sequência de ensino envolvendo
o uso de recursos e atividades diversificadas aplicadas ao Ensino da Conservação
da Energia e as Contribuições Históricas de Seus Principais Personagens nas
concepções de Liev Seminiótich Vigotski na área da formação dos conceitos.
A abordagem dos conceitos se dá através da leitura de textos curtos de
divulgação científica envolvendo diferentes contextos e aplicações, escolha do
tema se dá de tamanha importância pois, almejamos contribuir com o conhecimento
científico dos alunos, ao desafiá-los a desenvolver e apresentar trabalhos ligados
a esta área do conhecimento humano, pois ao longo dos anos da educação básica,
o aluno passa a distinguir diversas formas de energias, tratadas em diferentes
disciplinas e envolvidas em diferentes situações envolvidas.
O trabalho que aqui apresentamos vai neste significado, no qual buscamos
o desenvolvimento de táticas de ensino distintas em relação ao modelo tido como
tradicional: exploramos o uso de materiais que fácil entendimento como uso de
histórias em quadrinhos, experiências práticas na sala de aula, onde o aluno analisa
o fenômeno, trabalhos em equipe, de textos e testes conceituais como ferramentas
de organização e avaliação da aprendizagem. Este trabalho poderá ser aplicado
nas Escolas de Ensino Médio regular, pois abordam temas que estão relacionados
a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). No Currículo Básico Comum para o
Ensino Médio (CBC) da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo
(SEDU-ES), área de ciências (SEDU, 2009).
A percepção presente no método refere-se às práticas que exigem raciocínio
científico-interpretativo e metodológico para obtenção de informações sobre um
fenômeno natural, residindo na capacidade humana de simular e construir modelos
mentais, onde a imaginação tem papel principal. Já a dimensão histórica proposta
por esse método investiga registros sobre as práticas científicas, identificando e
localizando os indivíduos criativos em seus contextos culturais.

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