EFEITO FOTOELÉTRICO NA PERSPECTIVA VIRTUAL: O ENSINO DE FÍSICA MODERNA A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Nome: NAYARA SCARLET DA SILVA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 30/09/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
SIMONE APARECIDA FERNANDES ANASTÁCIO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ERNANI VASSOLER RODRIGUES Examinador Interno
JOSÉ ROBERTO TAGLIATI Examinador Externo
SIMONE APARECIDA FERNANDES ANASTÁCIO Orientador

Resumo: A motivação para a realização do presente trabalho se centra em apresentar o
conceito do efeito fotoelétrico para os estudantes do ensino médio, através de
experiências vivenciadas numa oficina virtual, face ao momento pandêmico que vivenciamos. O objetivo geral do trabalho foi avaliar a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) como instrumentos de mediação na aprendizagem do conteúdo de Física Moderna no Ensino Médio. Este trabalho se constitui enquanto uma pesquisa de abordagem qualitativa. Com relação aos procedimentos trata-se de um estudo de caso, os sujeitos da pesquisa foram 30 alunos do da 3ª série do Ensino Médio da EEEFM “Fraternidade e Luz”, utilizando 01 aula de Física por semana, realizando as atividades no horário das aulas com os cromebooks da escola, na própria sala de aula. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados 03 questionários elaborados usando-se o google forms. Os dados levantados durante as diferentes etapas da pesquisa, com a utilização de questionários, foram analisados qualitativamente através da técnica de análise
de conteúdo temática conforme Bardin, e para a elaboração da oficina foi utilizado o Google sala de aula e suas ferramentas. Baseado nos resultados obtidos nesta pesquisa, constatou-se que as oficinas pedagógicas são excelentes ferramentas pedagógicas, visto que trabalham os conteúdos de maneira divertida e prazerosa, despertando a curiosidade dos alunos, auxiliando no ensino aprendizagem. Pesquisar sobre o uso de tecnologias no meio pedagógico foi o mote principal que fomentou a busca por trabalhos que nortearão esta investigação. Isto se deu porque acreditamos que o ensino tradicional não acompanha o avanço tecnológico, pelo menos não como deveria.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910