UMA INTRODUÇÃO DOS CONCEITOS BÁSICOS DE ENERGIA MECÂNICA NA TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL

Nome: TATIANA MARA TEUBNER RODRIGUES HORTELIO

Data de publicação: 19/12/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MARCIA REGINA SANTANA PEREIRA Orientador

Resumo: Este trabalho é uma pesquisa-ação na qual foi proposta uma Sequência Didática (SD)
para o trabalho na turma da 2a Série do Ensino Médio, no itinerário formativo Energias
Renováveis e Eficiência Energética. Com a mudança ocorrida no Ensino Médio houve
a necessidade de se criar mecanismos diferenciados para que os conteúdos sejam
trabalhados em sala, tornando o aluno mais autônomo em busca do conhecimento. A
base teorica que fundamenta o trabalho é a Teoria da Aprendizagem Significativa
(TAS) de David Ausubel, abordada neste trabalho pela visão de Marco Antônio
Moreira. Assim a SD faz uso de Metodologias Ativas, como o Ensino sob Medida, que
busca sempre identificar as dificuldades dos alunos previamente para preparação da
aula seguinte, e a Instrução pelos Colegas, onde os estudantes interagem com seus
pares consolidando seus conhecimentos. Para ministrar conteúdos de Energia
Mecânica e Energias Renováveis, em concordância como a ementa da disciplina
Física e as Matrizes Energéticas, a SD foi organizada para que durante o processo o
aluno também tenha acesso a outras ferramentas como aplicativos, jogos
educacionais e experimentos que deixem a aula mais dinâmica. Todas as atividades
realizadas durante a SD foram passíveis de análises, entretanto há a realização de
pré e pós-teste com questões de mesmo teor para que se consiga ter uma base de
comparação da evolução dos alunos. Os resultados, mesmo que algumas vezes não
esperados, serão sempre a base para aprimoramento da SD em aplicações futuras.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910