Dissertações defendidas

Aluno Títuloordem crescente Data de defesa
RAMON TEODORO DO PRADO Utilização do Diagrama V em Atividades Experimentais de Física em Sala de Aula de Ensino Médio Vitória 18/12/2015
FRANCISCO ELIAS GOMES Uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para a Física de Neutrinos 30/03/2022
NIKOLAI BASSANI SANTOS NEVES Uma sequência didática para o ensino do eletromagnetismo no Ensino Médio, baseada em pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa e da motivação 21/08/2019
SANDERLEY DE JESUS FERNANDES Uma proposta para a introdução ao estudo da eletrostática para alunos do Ensino Médio 24/08/2018
ESTEVÃO PREZENTINO SANT'ANNA Uma proposta dialógica para o ensino de Astronomia e Física para alunos da modalidade da Educação de Jovens e Adultos de Vitória a partir de uma problematização do tema “meteoros”. 24/08/2017
RENAN COSTA LOYOLA UMA PROPOSTA DE UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA APLICANDO AS CIÊNCIAS FORENSES AO ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA PARA O ENSINO MÉDIO 24/03/2022
SHEILA BORGES GONÇALVES UMA PROPOSTA DE UEPS PARA A CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS FÍSICOS RELACIONADOS À HIDROSTÁTICA NO ENSINO MÉDIO 11/11/2022
YURE ZANETTE FORMENTINI Uma proposta de sequência didática potencialmente significativa sobre o Princípio da Conservação de energia a partir dos processos de produção e transmissão da energia solar 12/08/2019
PAULO ROBERTO FERREIRA DA SILVA UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA EXPLICAR COMO OCORRE O FLUXO DE ELÉTRONS NO INTERIOR DE UM FIO CONDUTOR 31/03/2021
LUCIANA VIANNA GOMES ALVARENGA Uma proposta de sequência didática multi-instrumento para o ensino dos conceitos iniciais de Termodinâmica no Ensino Médio 16/08/2019
ROMÉRIO COSSI MATTOS UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO CONCEITOS RELACIONADOS AO USO DA ENERGIA FOTOVOLTAICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL 29/08/2023
SAULUS YURI MILLI RANGEL Uma proposta de sequência didática contextualizada na educação profissional em eletrotécnica para o ensino dos processos de transformação de energia e eficiência energética. 19/12/2019
JOÃO MAURÍCIO ZANDOMÊNICO Uma Proposta de Realização de uma Feira Científica de Física em uma Escola de Ensino Médio 31/07/2014
MAIKON BARBOSA DE ARAUJO UMA PROPOSTA DE ENSINO SOBREO SISTEMA SOLAR 28/02/2024
TÚLIO PERMINO ROGÉRIO UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ASTRONOMIA PARA O ENSINO MÉDIO A PARTIR DE UMA BREVE HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DE NOSSO CONHECIMENTO SOBRE O UNIVERSO 28/08/2017
VINICIO MERÇON POLTRONIERI Uma proposta de abordagem para o ensino de cinemática relativística no Ensino médio baseada em aprendizagem significativa de Ausubel 21/12/2017
CLAYTOR VIEIRA DA SILVA Uma Investigação Sobre a Elaboração e a Utilização de um Material Instrucional Baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa para o Estudo de um Tópico de Mecânica no Contexto Rural 29/07/2014
TATIANA MARA TEUBNER RODRIGUES HORTELIO UMA INTRODUÇÃO DOS CONCEITOS BÁSICOS DE ENERGIA MECÂNICA NA TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL 19/12/2023
ROSA MARIA AMBROZIO Uma Intervenção Educacional com Enfoque no Ensino por Investigação: Abordando as Temáticas Termodinâmica e Óptica 23/05/2014
JOSÉ IZAIAS MOREIRA SCHERRER NETO UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NO ENSINO DE FÍSICA: DAS TEORIAS DE GRAVITAÇÃO AOS BURACOS NEGROS
NEGROS
28/07/2021
SEBASTIÃO ALMEIDA MOTA UMA ABORDAGEM FÍSICO-MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE MOVIMENTO UNIFORME/FUNÇÃO AFIM A PARTIR DA CONSTRUÇÃO E ANÁLISE DE GRÁFICOS 03/09/2021
GÊSSICA CLEVELARES SECCHIN "TRILHA DAS ESTRELAS: UM JOGO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM" 20/10/2023
LUIZ HENRIQUE GOBBI Teoria da Relatividade Restrita: uma sequência didática investigativa, com a utilização de uma ferramenta computacional como facilitadora do processo de ensino/aprendizagem da contração espacial de Lorentz. 30/09/2016
DAVID MENEGASSI VIEIRA Supercondutividade: Uma Proposta de Inserção no Ensino Médio 30/07/2014
EDUARDO NASCIMENTO SAIB Simulações computacionais 3D como ferramentas de apoio ao Ensino de Física 12/04/2018
KAROLINE GONZAGA OLIVEIRA RADIAÇÃO INFRAVERMELHA E SUAS APLICAÇÕES: UMA PROPOSTA DIDÁTICA DE MEDIAÇÃO BASEADA NA APRENDIZAGEM CRIATIVA COM UTILIZAÇÃO DE ARDUINO 10/10/2022
WHORTTON VIEIRA PEREIRA Propostas de Utilização de Sequências Didáticas Investigativas para o Estudo do Conceito de Velocidade no Ensino Médio 25/09/2014
MERIELEM MENEZES LUDOVICO Proposta de um Jogo Didático para a Abordagem do Tema Física de Partículas com Alunos do Ensino Médio 17/02/2017
FABIANA RIGAMONTE ALVES PROPOSTA DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) PARA ENSINO DE INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA 21/12/2023
GLEITON SANTOS MACIEL Proposta de uma Sequência Didática Sobre Tópicos de Física Quântica Através do Uso de Simulações Computacionais e da Determinação da Constante de Planck Com Leds Aplicado ao Ensino Médio 29/02/2016

Páginas

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910