Ensino à distância
A UFES possui um programa estruturado de ensino a distância em funcionamento desde 2000. O programa está integrado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB, vinculado à CAPES/MEC. A Secretaria de Ensino a Distância (SEAD) constitui o organismo mediador e gestor das ações voltadas ao ensino a distância e é gerenciado pela Administração Central da UFES. Em seu interior, alocam-se a Coordenação e a Coordenação Adjunta da UAB; e sua estruturação é composta por especialistas de diversas áreas do conhecimento, atendendo a projetos de vários centros e departamentos da Universidade e de outras instituições.
Essa estrutura apresenta-se distribuída em 26 (vinte e seis) polos municipais de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil - Polos UAB, por meio de parcerias entre a UFES, o MEC e os municípios. Os polos interligam todas as regiões espírito-santenses e estão situados nos seguintes municípios: 1) Nova Venécia, 2) São Mateus, 3) Linhares, 4) Colatina, 5) Santa Teresa, 6) Venda Nova do Imigrante, 7) Vitória, 8) Vila Velha, 9) Alegre, 10) Cachoeiro de Itapemirim, 11) Conceição da Barra, 12) Pinheiros, 13) Ecoporanga, 14) Bom Jesus do Norte, 15) Mimoso do Sul, 16) Itapemirim, 17) Castelo, 18) Vargem Alta, 19) Iúna, 20) Aracruz, 21) Afonso Cláudio, 22) Domingos Martins, 23) Baixo Guandu, 24) Mantenópolis, 25) Piúma, 26) Santa Leopoldina. Os polos-UAB englobam municípios vizinhos num raio de no máximo 60 quilômetros e estão ligados diretamente à SEAD, que fica sediado no Campus de Goiabeiras em Vitória.
A Educação a Distância dissemina o conhecimento a todas as regiões do estado, formando profissionais nas diversas áreas dos saberes humanos e propiciando-lhes meios de mais bem pensar e organizar o desenvolvimento das regiões deste Estado. A EAD, constitui-se em um importante e eficaz instrumento de democratização do acesso à educação, instituindo-se, cada vez mais, como uma opção de ensino de qualidade que atende a uma população considerável e, por vezes, desassistida historicamente, sem a qual não teria oportunidade de acesso à formação em nível superior ou em nível de aperfeiçoamento e de pós-graduação.
À integralização dos cursos, mesclam-se recursos didáticos convencionais aos advindos com as tecnologias da informação e do conhecimento. Para tanto, são utilizados materiais impressos e guias didáticos, porém, também, e principalmente, os recursos midiáticos e os possibilitados pela Internet, em especial as Plataformas de ensino, fóruns, salas de chat, e-mail, grupos de discussão, blogs, portfólios virtuais, videoconferência, Conferência Web, DVDs, MP3, visitas técnicas a empresas, dentre outros.
A proposta de EAD da UFES visa a, sobretudo, introduzir a Universidade, cada vez mais, na cultura da Educação Aberta e a Distância e na utilização das Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação nos espaços formadores externos e internos, a fim de irradiar, cada vez mais e melhor, um ensino que seja de qualidade, hábil ao desenvolvimento das regiões do Estado e à melhoria da qualidade de vida de seus atuais habitantes e das futuras gerações.
Além de cursos em níveis de graduação e pós-graduação lato sensu, o Ensino a Distância da UFES auxilia e dá suporte em atividades de pesquisa e disseminação de conhecimento em alguns Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e no Programa Institucional de Iniciação Científica.
Nesse contexto, utilizamos recursos do EaD disponibilizados pela UFES através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (ava.ufes.br) para algumas atividades do Programa: informações e atividades de algumas disciplinas da grade curricular, espaço de comunicação e discussão entre professores e estudantes do Programa, divulgação de informações acadêmicas tais como eventos, seminários, processos internos do Programa e da Universidade, entre outros. O Ambiente Virtual potencializa a interação, facilitando o trabalho de professores e estudantes, sobretudo dos que residem no interior do Estado do Espírito Santo.