CTSAR

Ciência, tecnologia, sociedade, ambiente e risco

A sociedade atual é, cada vez mais, entendida a partir de seus fenômenos científicos e tecnológicos. Análises sociológicas defendem que a ciência e tecnologias ao mesmo tempo em que oferecem soluções, também contribuem com novas incertezas, produzindo uma Sociedade de Risco. Nessa problemática, a educação científica desempenha um papel importante, pois a participação cidadã em uma sociedade que produz seus próprios problemas requer a capacidade de seus cidadãos em avaliar os riscos e tomar decisões, especialmente em cenários nos quais discursos de contestação à ciência ganham espaço. Neste projeto, visamos abordar dois problemas importantes da educação científica numa Sociedade de Risco: i) quais os conteúdos científicos e as situações de ensino-aprendizagem oferecem meios de desenvolver a capacidade de perceber, avaliar e tomar decisões face aos riscos; ii) como formar os professores para implementarem situações de ensino-aprendizagem que tratem do par risco-confiança e envolvam situações de riscos e suas incertezas características. Entendemos que a educação científica, ao trabalhar com riscos e incertezas, pode proporcionar um ensino mais amplo e orientado à formação cidadã e à tomada de decisão a partir de dados e evidências frente a problemas reais como a emergência climática, a indústria 4.0, as pandemias. Essa perspectiva pode impactar positivamente a percepção da população acerca dos benefícios e malefícios da produção científica, ajudando a posicionar o papel da ciência e da tecnologia atualmente. A estratégia metodológica busca investigar nos alunos da educação básica a percepção de risco e a tomada de decisão a partir da noção de percepção ampliada do risco. Propomos a produção de inovações curriculares ancoradas à sala de aula e advindas de metodologias qualitativas da Pesquisa Baseada em Design e quantitativas como a Ciência das Redes Complexas, tratando dos limites e das possibilidades de ensinar conceitos e procedimentos sobre riscos e incertezas.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910