UMA PROPOSTA DE UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA APLICANDO AS CIÊNCIAS FORENSES AO ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA PARA O ENSINO MÉDIO

Nome: RENAN COSTA LOYOLA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 24/03/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
BRENO RODRIGUES SEGATTO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
BRENO RODRIGUES SEGATTO Orientador
CARLOS AUGUSTO CARDOSO PASSOS Examinador Interno
FERNANDO JOSÉ LIRA LEAL Examinador Externo

Resumo: Este trabalho de pesquisa de mestrado traz o relato do desenvolvimento de uma
proposta de sequência didática sobre conceitos de física moderna e contemporânea,
com a utilização de um contexto forense para apresentar os fenômenos físicos aos
alunos do ensino médio. O pressuposto teórico que pautou esta pesquisa foi a
Teoria da Aprendizagem Significativa, que teve como o seu idealizador David P.
Ausubel (1918-2008), na perspectiva de Marcos Antônio Moreira, onde,valendosedos passos propostos para elaboração de uma Unidade de Ensino
Potencialmente Significativa (UEPS), se estruturou uma sequência didática para ser
utilizada pelo professor de física no ensino médio. A partir de uma contextualização
com casos relacionados às ciências forenses e investigação criminal, buscou-se
despertar nos alunos o interesse em aprender significativamente conceitos de física
moderna e contemporânea, com ênfase na apresentação do modelo atômico de
Bohr, transições eletrônicas e níveis de energia, pontuando os fenômenos
relacionados à luminescência e a interação luz-matéria. Os dados para análise
foram coletados através de dois pré-testes, onde pode-se verificar as concepções
prévias dos discentes, participantes da pesquisa, sobre as ciências forenses e sobre
os conceitos de física propostos para o trabalho. Após a aplicação das etapas da
UEPS, onde foram utilizados como recursos instrucionais vídeos e simuladoras
computacionais, um pós-teste foi proposto com a intensão de se verificar o grau de
evolução dos alunos na compreensão dos conceitos abordados e aplicados num
contexto forense. Um questionário de avaliação da sequência também foi utilizado
como meio de medir a contribuição do trabalho para a aprendizagem os estudantes.
Os resultados que foram obtidos apontaram evidências de ter havido uma possível
aprendizagem significativa com a aquisição de alguns conceitos de física que foram
discutidos durante o trabalho. No geral, os estudantes participantes da pesquisa,
demostraram terem ampliado o interesse para estudarem os conceitos formais da
disciplina de física, por intermédio da utilização da física aplicada as ciências
forenses.

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