Uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para a Física de Neutrinos

Nome: FRANCISCO ELIAS GOMES
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 30/03/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
FLAVIO GIMENES ALVARENGA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FERNANDO JOSÉ LIRA LEAL Examinador Externo
FLAVIO GIMENES ALVARENGA Orientador
MARCIA REGINA SANTANA PEREIRA Examinador Interno

Resumo: A investigação em questão está inserida no âmbito da pesquisa qualitativa e quantitativa em
ensino de Física. O problema de pesquisa pode ser resumido no seguinte questionamento:
É possível modelar um produto educacional e testá-lo como um método de pesquisa
operacional em ensino de Física Contemporânea (FC) para o ensino médio de forma que os
alunos aprendam em conformidade com a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de
David Ausubel? Para a coleta de dados foi utilizada uma Sequência Didática inspirada nas
Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) que são sequências didáticas em
conformidade com os pressupostos da teoria retro mencionada. Esses dados foram
coletados utilizando os seguintes instrumentos: representação do átomo e do Neutrino; fala
dos estudantes; questionário diagnóstico; questionário conceitual 1; questionário conceitual
2; e avaliação tradicional. Ao logo da investigação em questão foi aplicada durante seis
aulas a Sequência Didática (SD) em questão aos estudantes de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental Médio Dionysio Costa-Mutum/MG. Após as análises de dados, verificamos que os estudantes adquiriram novos conhecimentos a partir dos conhecimentos prévios colhidos no inicio da intervenção pedagógica. Dessa forma, podemos inferir que houve uma diferenciação progressiva acompanhada de uma reconciliação integradora, isto é, a partir dos subçunsores átomo e partícula elementar os estudantes aprenderam que o Universo é todo particulado e que o Neutrino é uma dessas partículas. A eficácia da SD como instrumento pedagógico para o ensino de Neutrinos foi aprovada por 95% dos estudantes participantes dessa investigação
conforme questionário de opinião (Anexo E). Resumidamente, é uma pesquisa em ensino
de Física, cuja meta almejada foi aportar tópicos de Física Contemporânea para as salas de
aula do Ensino Médio de minha escola.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910