UMA ABORDAGEM FÍSICO-MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE MOVIMENTO UNIFORME/FUNÇÃO AFIM A PARTIR DA CONSTRUÇÃO E ANÁLISE DE GRÁFICOS

Nome: SEBASTIÃO ALMEIDA MOTA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 03/09/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARCIA REGINA SANTANA PEREIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GUSTAVO VIALI LOYOLA Examinador Interno
JOSÉ BOHLAND FILHO Examinador Externo
MARCIA REGINA SANTANA PEREIRA Orientador

Resumo: Este trabalho relata a aplicação de um Material Instrucional (MI) que aborda
conceitos relacionados ao ensino do movimento uniforme (MU) dentro do conteúdo de cinemática para o 1º ano do ensino médio. O MI foi elaborado com base nos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa, inicialmente proposta por David Ausubel, e nas orientações de Marco Antonio Moreira, para a elaboração de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) em forma de sequência didática para o professor. A pesquisa busca estabelecer uma relação entre o ensino de física e matemática investigando estratégias de ensino articulado do conteúdo de MU e função Afim por meios de diferentes formas de representação do movimento em função do tempo, procurando fazer uma análise e interpretação das situações problemas alternando entre a representação por gráficos, a forma tabular, a descrição de uma função horária e a linguagem verbal. A coleta de dados foi desenvolvida em dois momentos, utilizando questionários pré e pós-teste. Os resultados obtidos foram analisados de forma quantitativa, e a evolução das
respostas pode demonstrar evidências de uma possível aprendizagem significativa. De modo geral os alunos se mostraram motivados a buscar seu conhecimento, se tornando parte o processo de ensino e aprendizagem demonstrando predisposição em realizar as atividades propostas.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910