UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ASTRONOMIA PARA O ENSINO MÉDIO A PARTIR DE UMA BREVE HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DE NOSSO CONHECIMENTO SOBRE O UNIVERSO

Nome: TÚLIO PERMINO ROGÉRIO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 28/08/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
SERGIO MASCARELLO BISCH Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GEIDE ROSA COELHO Examinador Interno
RODOLFO LANGHI Examinador Externo
SERGIO MASCARELLO BISCH Orientador

Resumo: A inserção de tópicos de Astronomia na Educação Básica é amparada por diversas leis vigentes e já está bem justificada na literatura da área de Ensino de Física e Astronomia, contudo ainda não é comum essa prática nas salas de aula por diversas razões. Buscando difundir esse tema, em escolas de Ensino Médio e também em pesquisas acadêmicas em Ensino, essa proposta busca investigar quais são as possíveis contribuições que a aplicação da dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos podem promover no Ensino de Astronomia numa escola da rede pública do estado do Espírito Santo. Essa dinâmica possui a perspectiva dialógica e problematizadora. A dinâmica consiste numa Problematização Inicial, que busca despertar no aluno a necessidade da aquisição de conhecimentos, seguida de um momento de Organização do Conhecimento, quando são estudados os conhecimentos necessários para a compreensão da temática, finalizando numa Aplicação do Conhecimento, que é um momento de utilização do conhecimento organizado para se chegar a uma síntese acerca do fenômeno estudado, ou extrapolando para situações novas, para que a compreensão também sejam aplicáveis os conhecimentos estudados previamente. Com essa abordagem, a expectativa foi conseguir maior participação dos alunos, pois havia espaço para que trouxessem suas dúvidas e expectativas sobre Astronomia para a sala de aula e, com isso, pudessem participar de forma mais ativa durante o processo de ensino-aprendizagem, evitando uma mera transmissão direta de informações, sem respeitar suas experiências e conhecimentos. A estrutura geral da proposta conta com 6 blocos de atividades: um diagnóstico inicial; atividades observacionais; trabalhos de Galileu, Kepler e Newton; Astronomia galáctica e extragaláctica; noções de escalas; e a avaliação da proposta. Os dados foram coletados a partir de questionários, atividades escritas, diários de bordo e áudios gravados, com consentimento. Durante as aulas, analisando as atividades aplicadas e as entrevistas, evidenciou-se um bom envolvimento dos alunos que parecem ter se apropriado das discussões e atividades realizadas. A observação das posturas dos alunos permitiu avaliar características do seu perfil de autonomia, sendo que os resultados indicam algumas características de alunos mais reflexivos. Embora reconheçamos as limitações desta proposta, ela possui grande potencial para intervenções em estudos introdutórios de Astronomia que busquem trabalhar além do conhecimento presente nos materiais didáticos, promovendo um diálogo constante entre o conhecimento astronômico e os aspectos vivenciáveis no cotidiano.

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