UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NO ENSINO DE FÍSICA: DAS TEORIAS DE GRAVITAÇÃO AOS BURACOS NEGROS
NEGROS
Nome: JOSÉ IZAIAS MOREIRA SCHERRER NETO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 28/07/2021
Orientador:
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Papel |
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FLAVIO GIMENES ALVARENGA | Orientador |
GEIDE ROSA COELHO | Co-orientador |
Banca:
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Papel |
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FLAVIO GIMENES ALVARENGA | Orientador |
GERMANO AMARAL MONERAT | Suplente Externo |
GLÁUBER CARVALHO DORSCH | Examinador Externo |
MARCIA REGINA SANTANA PEREIRA | Suplente Interno |
RODRIGO DIAS PEREIRA | Examinador Interno |
Resumo: O principal objetivo dessa dissertação foi desenvolver uma sequência de ensino
investigativo que possibilite trabalhar o conceito da gravitação e sua construção, até chegar aos buracos negros, apresentando, dessa forma, os conteúdos, no campo da Física Clássica e da Física Moderna e Contemporânea, em sala de aula. Optou-se por desenvolver atividades que abordem temas da
Física Clássica, como também, da Física Moderna e Contemporânea, na perspectiva do ensino por investigação. Essa abordagem possibilita a problematização, em sala de aula, ampliando a liberdade intelectual dos estudantes, no processo de construção de conhecimento científico
escolar. Por motivos da pandemia do Covid-19, optou-se por realizar a validação, a priori, por pares da sequência de ensino por investigação. O processo de análise, avaliação e validação tiveram como participantes, alunos do ensino da Rede Pública, da Educação Básica e professores com ampla experiência na aplicação e desenvolvimento de atividades investigativas. Os dados que subsidiaram as análises foram coletados, através de um instrumento de validação de Sequência de Ensino Investigativo (SEI), disponibilizados virtualmente, e por meio de gravação do encontro com os professores participantes. O resultado culminou na reelaboração da Sequência de Ensino Investigativo (SEI), aumentado sua potencialidade para o ensino da gravitação aos buracos negros, numa perspectiva investigativa.