ABORDAGEM EXPERIMENTAL PARA ENSINO MÉDIO SOBRE O PRINCÍPIO DA DUALIDADE ONDA-PARTÍCULA DA LUZ
Nome: WESLEY MENELLI
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 09/09/2022
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
CARLOS AUGUSTO CARDOSO PASSOS | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
CARLOS AUGUSTO CARDOSO PASSOS | Orientador |
ERNANI VASSOLER RODRIGUES | Examinador Interno |
JAIME ALBERTO SANCHEZ CACERES | Examinador Externo |
JEFFERSON OLIVEIRA DO NASCIMENTO | Examinador Externo |
Resumo: Este trabalho tem como objetivo estruturar um conjunto de experimentos com auxílio da plataforma Arduíno, como subsídio à aprendizagem da natureza e propriedades da luz. Foi aplicada uma sequência didática em duas turmas da 3ª série do Ensino Médio, tendo como base a Teoria da Aprendizagem Significativa. Como situação-problema, foi abordado o uso da radiação ultravioleta na eliminação de micro-organismos. Foram realizados experimentos para evidenciar o comportamento ondulatório e o comportamento corpuscular da luz. Foi feito leitura e discussão de um artigo científico sobre os efeitos da radiação solar na saúde humana. Como instrumentos de avaliação, utilizamos palavras-cruzadas sobre ondas eletromagnéticas, diário de bordo, construção de mapa conceitual, elaboração de glossário do artigo científico, questionários dos roteiros e questionário final. Nossa análise dos resultados indica que a sequência didática aplicada pode ser considerada um material potencialmente significativo para a inserção de tópicos FMC no ensino médio. Entretanto, os resultados também apontam que os estudantes mantêm algumas concepções alternativas. De qualquer forma, este trabalho pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias com o objetivo de melhorar o ensino e, consequentemente, formar cidadãos com pensamentos críticos e cientificamente aceitos.