MARCIA REGINA SANTANA PEREIRA

Título: Doutor
Grupos e núcleos de pesquisa: CNPq
Curriculum: http://lattes.cnpq.br

Participação em projetos:

Títuloordem decrescente Data de início Prazo (meses) Participação no projeto
Educação em Astronomia: Elaboração, Avaliação e Desenvolvimento de Estratégias de Ensino e Materiais Didáticos para a Educação Básica 01/10/2015 24 Pesquisador
O Ensino de Física e os novos desafios da Educação 03/01/2022 24 Coordenador
Pesquisa em Ensino de Física 15/03/2017 24 Coordenador
Teorias de Gravitação e Modelos Cosmológicos 27/05/2020 60 Pesquisador

Participação em bancas:

Títuloordem decrescente Nome Data de defesa Curso
A Primeira Revolução Industrial e o Desenvolvimento da Termodinâmica: A História da Ciência Como Ferramenta de Apoio ao Ensino de Física CLEIDSON VENTURINE 03/06/2014 Mestrado Profissional em Ensino de Física
DE COPÉRNICO A NEWTON: O ENSINO DA GRAVITAÇÃO E O MOVIMENTO DAS MARÉS ALLINNE VEZULA MATEVELI GONZAGA 25/08/2023 Mestrado Profissional em Ensino de Física
Desenvolvimento e validação de uma Sequência Didática sobre Eletromagnetismo na perspectiva da História da Ciência e do Ensino por Investigação AILTON OHNESORGE COELHO 08/07/2019 Mestrado Profissional em Ensino de Física
Dualidade onda-partícula: uma sequência didática para o ensino médio com foco em atividades investigativas KLEIDIANI MOREIRA MONÍCO 24/08/2018 Mestrado Profissional em Ensino de Física
ENTRE A DIVERSIDADE E A INCLUSÃO: desafios ao ensino de física MIRANDA FERREIRA NEVES 21/05/2021 Mestrado Profissional em Ensino de Física

Páginas

Disciplinas ministradas:

Semestreordem decrescente Código Nome Carga horária Curso
2020/2 PEFI0021 Marcos no Desenvolvimento da Física 30 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA
2021/2 PEFI0021 Marcos no Desenvolvimento da Física 30 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA
2022/2 PEFI0021 Marcos no Desenvolvimento da Física 30 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA
2023/1 PEFI0037 Atividades Experimentais para o Ensino Médio e Fundamental 60 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA
2023/2 PEFI0021 Marcos no Desenvolvimento da Física 30 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA

Alunos orientados:

Nome Títuloordem decrescente Data de defesa Papel Tipo
CLEIDSON VENTURINE A Primeira Revolução Industrial e o Desenvolvimento da Termodinâmica: A História da Ciência Como Ferramenta de Apoio ao Ensino de Física 03/06/2014 Orientador Dissertação de mestrado profissional
MIRANDA FERREIRA NEVES ENTRE A DIVERSIDADE E A INCLUSÃO: desafios ao ensino de física 21/05/2021 Orientador Dissertação de mestrado profissional
GILMARA BIANCARDI SCHAFFEL "EVOLUÇÃO ESTELAR" OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA NA COMPONENTE CURRICULAR DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO 15/12/2023 Orientador Dissertação de mestrado profissional
TIMÓTEO RICARDO CAMPOS DE FARIAS O impacto do uso de atividades investigativas na motivação em aprender física. 19/01/2018 Orientador Dissertação de mestrado profissional
GÊSSICA CLEVELARES SECCHIN SUPER TRUNFO DAS ESTRELAS: UM JOGO FACILITADOR NO

PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

20/10/2023 Orientador Proposta de dissertação de mestrado profissional

Páginas

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910