ENTRE A DIVERSIDADE E A INCLUSÃO: desafios ao ensino de física

Nome: MIRANDA FERREIRA NEVES
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 21/05/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARCIA REGINA SANTANA PEREIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ISABEL MATOS NUNES Examinador Externo
MARCIA REGINA SANTANA PEREIRA Orientador
MIRIAN DO AMARAL JONIS SILVA Examinador Interno

Resumo: Trata-se de estudo que tem como objetivo geral ampliar o diálogo a respeito da
importância da inclusão do aluno com deficiência intelectual na escola de ensino regular, para colaborar com sua autonomia, tendo como foco a disciplina de física que é ofertada nas escolas públicas, na qual pretendeu-se garantir uma participação ativa no processo de ensino/aprendizado a todos os estudantes. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa sobre o ensino/aprendizado do fenômeno da propagação retilínea da luz, com incentivo à colaboração entre os estudantes do terceiro ano do ensino médio da escola EEEFM Huney Everest Piovesan (localizada em Cariacica/ES). A produção de dados ocorreu em 6 aulas, com duração de duas horas cada, assim que foi possibilitado o retorno presencial ao ensino público estadual em 2020, em meio à pandemia provocada pelo coronavírus (COVID 19). Participaram das aulas uma média de 12 alunos, entre eles um estudante com deficiência física, dois com deficiência intelectual e um com Transtorno do Espectro Autista. Nos aproximamos dos participantes por meio de rodas de conversa, através das quais abordamos o cotidiano dos discentes e seu conhecimento sobre o fenômeno físico estudado, bem como promovemos experimentos que tratavam do assunto. Os dados foram registrados por meio de diário de bordo, fotografias, desenhos e respostas escritas dos alunos alfabetizados.
Para conhecer um pouco mais do cotidiano dos alunos com deficiência, procedemos com visita domiciliar e roda de conversa com a família de um aluno com deficiência física e de um com deficiência intelectual. O referencial teórico mostrou maior aproximação com os estudos de Lev Semeniviche Vygotsky (psicólogo russo) e Paulo Freire (pedagogo brasileiro). O estudo foi marcado pela problematização de práticas excludentes e segregadoras em relação à pessoa com deficiência. Os resultados apontam que é possível a adoção de estratégias que garantam a acessibilidade no ensino de física, por via de práticas de ensino/aprendizado colaborativas e diversificadas, que levaram à elaboração de um produto educativo.

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