Visão para Todos: A Importância da Proteção Solar e a Diversidade da Percepção Visual
Nome: GABRIEL SCHIMITH DOS SANTOS
Data de publicação: 18/03/2025
Banca:
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Papel |
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ERNANI VASSOLER RODRIGUES | Examinador Interno |
JOAO PAULO CASARO ERTHAL | Presidente |
LUIZ OTAVIO BUFFON | Examinador Externo |
Resumo: Este trabalho investigou o ensino de conceitos relacionados ao espectro
eletromagnético, com foco na radiação Ultravioleta, por meio de uma abordagem
interdisciplinar que integrou Física, Biologia e Química, com o objetivo de analisar
o potencial de estratégias pedagógicas baseadas nos três momentos pedagógicos
de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002), aliadas à instrução entre pares, para
promover aprendizagens significativas. A sequência didática desenvolvida teve
como principal motivador a habilidade EM13CNT103 da Base Nacional Comum
Curricular (BNCC), visando a aplicação de conhecimentos sobre radiações para
analisar suas possibilidades e riscos em diversos contextos do cotidiano, como
saúde, meio ambiente, indústria e produção de energia elétrica. A metodologia
adotada incluiu atividades práticas, como experimentos sobre radiação Ultravioleta,
representações visuais e questionários, promovendo a interação entre teoria e
prática e valorizando a realidade material dos alunos. Durante as aplicações,
abordaram-se os comprimentos de onda da Radiação Ultravioleta (UVA, UVB e
UVC) e seus efeitos nocivos à saúde humana, como catarata e degeneração
macular, além de suas aplicações tecnológicas. A pesquisa foi realizada com
turmas regulares e Educação de Jovens e Adultos (EJA), permitindo observar
diferentes avanços nos processos de compreensão e expressão dos conteúdos,
como a evolução de uma aluna com dificuldades de alfabetização, que demonstrou
maior confiança e domínio conceitual ao longo das atividades, evidenciado em suas
produções visuais e na participação ativa. Para análise qualitativa, utilizou-se o
software Iramuteq, que permitiu a organização e interpretação das respostas dos
alunos em questionários e nuvens de palavras, facilitando a identificação de
padrões nas respostas e a relação entre os conceitos abordados. Os resultados
indicaram que a abordagem contribuiu para a construção de aprendizagens
contextualizadas, estimulando a reflexão crítica sobre temas como daltonismo,
filtros seletivos e absorção de radiação. Além disso, os alunos passaram a fazer
associações mais complexas entre conceitos, evidenciando maior apropriação do
conteúdo. A conclusão aponta que o produto educacional demonstrou flexibilidade,
permitindo adaptações às diversas situações encontradas, sem comprometer a
qualidade da proposta. Essa flexibilidade abre caminho para aprimoramentos futuros, tanto na reformulação e inclusão de novas atividades quanto no
aprofundamento das análises qualitativas, reforçando a importância de estratégias
pedagógicas que integrem teoria e prática e a relevância de abordar a Radiação
Ultravioleta de forma interdisciplinar, evidenciando sua presença no cotidiano e os
cuidados necessários para minimizar seus impactos à saúde.