Desenvolvimento e Implementação de Atividades sobre Conceitos Introdutórios da Eletrostática Baseadas na Teoria da Aprendizagem Significativa
Nome: FERNANDA DIAS GONCALVES
Data de publicação: 28/02/2025
Banca:
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Papel |
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ERNANI VASSOLER RODRIGUES | Examinador Interno |
GIUSEPPI GAVA CAMILETTI | Presidente |
PAULO VICTOR SANTOS SOUZA | Examinador Externo |
Resumo: Este trabalho descreve atividades que foram desenvolvidas, aplicadas e avaliadas no contexto
educacional sobre conceitos introdutórios de eletrostática baseadas na teoria da
Aprendizagem Significativa de David Ausubel. O objetivo principal é melhorar a qualidade da
educação e motivar os estudantes a participar dessas atividades, seja por curiosidade ou
interesse em resolver um problema real. As atividades foram aplicadas em duas turmas de
escolas públicas, situadas em estados distintos, sendo eles Espírito Santo e Minas Gerais. Os
estudantes que participaram da implementação estavam matriculados na terceira série do
Ensino Médio, tendo idade entre 15 e 18 anos. No total foram desenvolvidas atividades
aplicadas ao longo de 12 aulas, com 50 minutos de duração cada. Embora as turmas estejam
situadas em municípios e estados diferentes, têm em comum estudantes que trabalhavam no
contraturno das aulas, geralmente na produção de café, visto que esta é a base da economia
regional e consequentemente de suas famílias. A estruturação e avaliação das atividades
levou em consideração os conhecimentos prévios dos alunos e a relacionabilidade teórica e
prática dos conceitos abordados. Para isso foram usados os mais diversos recursos de ensino
como experimentos, simulações, testes conceituais com método de Instrução pelos Colegas,
resolução de problema aberto e exercícios tradicionais, alguns destes usados principalmente
na consolidação dos conteúdos. Os dados consistiram em respostas atribuídas pelos alunos
aos roteiros instrucionais produzidos pela professora, aos testes conceituais e a avaliação
individual final. A análise dos dados reafirmou a importância dos roteiros experimentais para
que os alunos não percam o foco da aula e promovam reflexões sobre o fenômeno abordado.
Os testes conceituais com uso do aplicativo Plickers, auxiliaram para que os alunos se
percebessem como protagonistas do processo, levando a discussões de boa qualidade e boa
aceitação do método. A avaliação individual final, assim como a correção das listas de
exercícios demonstrou que os alunos ainda têm dificuldades na resolução de questões
matemáticas e aplicação de fórmulas, principalmente no que tange a operações matemáticas
básicas. Apesar dos bons resultados alcançados, houve resultados indesejáveis como a
permanência de algumas concepções alternativas, indicando a necessidade de alguns ajustes
nas atividades propostas. O presente trabalho contribuiu com muitas evidências positivas do
potencial das atividades desenvolvidas no intuito de melhorar o engajamento dos estudantes
e a aprendizagem de conceitos introdutórios de eletrostática.