Ensino de Acústica a partir de Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade

Nome: THAÍS RICARDO BORGES

Data de publicação: 14/06/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ERNANI VASSOLER RODRIGUES Presidente
GIUSEPPI GAVA CAMILETTI Examinador Interno
RAMON TEODORO DO PRADO Examinador Externo

Resumo: Nesta dissertação de mestrado apresentamos um produto educacional desenvolvido para o
ensino de Acústica no ensino médio e resultados de sua aplicação e validação obtidos por
diferentes métodos avaliativos. Elaborado a partir da proposta de Gérard Fourez, utilizamos
uma metodologia de ensino baseada em projetos chamada de Ilhas Interdisciplinares de
Racionalidade (IIR). O projeto foi produzido com a problemática “Intensidade Sonora
e Saúde Pública: Qual a relação?". A resposta de tal questão se deu através das etapas
da IIR que incluíam o estudo do som e suas características físicas, confecção de aparatos
tecnológicos, como um sintetizador analógico e outros, mas também aspectos relevantes
à realidade cotidiana dos estudantes como o risco ligado à exposição a ruídos de grande
intensidade. Tratamos o compartilhamento das ideias desenvolvidas a partir da perspectiva
psicossocial de Serge Moscovici e produzimos Redes Semânticas para avaliar a formação
de representações compartilhadas pelos estudantes durante o desenvolvimento da IIR.
Sobrepomos esses resultados a resultados de traços latentes de habilidade obtidos por
Modelagem Rasch em testes conceituais recursivos para entendermos a evolução dos
estudantes no decorrer da progressão da IIR. A entrega da IIR constou de uma produção
audiovisual por parte dos estudantes que foi compartilhada em uma apresentação aos
pares. Incluímos uma análise de autoavaliações realizadas pelos estudantes e a soma dos
nossos resultados aponta para uma apropriação inicial satisfatória de temas da ciência por
parte dos estudantes no decorrer da IIR sempre remetendo a referências culturais como a
música e outros.

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