PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ELETROSTÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO UTILIZANDO EXPERIMENTOS E SIMULADORES INSPIRADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Nome: VINICIUS TEIXEIRA MARDEGAN
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 31/03/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
GUSTAVO VIALI LOYOLA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
BRENO RODRIGUES SEGATTO Suplente Interno
CLEITON KENUP PIUMBINI Suplente Externo
GUSTAVO VIALI LOYOLA Orientador
JOSÉ BOHLAND FILHO Examinador Externo
MARCIA REGINA SANTANA PEREIRA Examinador Interno

Resumo: A História da Ciência pode ser uma importante ferramenta para fornecer
subsídios para a aprendizagem significativa de conceitos físicos. Nesta
pesquisa, desenvolvo um pré-teste que irá servir como um ancora para a
construção de uma sequência de didática de ensino potencialmente
significativa UEPS, assim como analisei os organizadores prévios, dimensões
conceituais, e procedimentais de estudantes da 2a série do ensino médio da
Escola Estadual de Ensino Médio Centro Interescolar Attila de Almeida Miranda
em atividades educacionais desenvolvida com a perspectiva da Teoria da
Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel / Moreira em eletrostática
utilizando-se de simuladores do PhET e experimentos. Esta pesquisa tem
como objetivo verificar se as simulações do PhET e os experimentos de Van de
Graaff, Bobina de Tesla com para-raios, se foram proveitosos para promover a
aquisição de subsunçores, pelos alunos, para a aprendizagem significativa do
conceito de eletrostática. Esta é uma pesquisa qualitativa. A pesquisa está
fundamentada na TAS de David Ausubel com o conceito de organizador prévio.
A coleta de dados consistiu em aplicar um questionário inicial para a avaliação
dos conhecimentos prévios dos alunos. Os dados mostram que parte dos
alunos descreveram parcialmente o conceito de eletrostática, mostrando
possuir organizadores prévios deste conceito, mas que nenhum deles
souberam descrever corretamente o questionário de pré-teste, e desta forma,
será utilizado estes dados para a construção da UEPS.
Logo após a aplicação do Pré-Teste, foi aplicada as sequencias de aulas
devidamente montadas para suprir as deficiências nos conteúdos abordados
sobre Eletrização. A sequência de aula foi construída com o objetivo de mostrar
aos alunos os tipos de eletrização, dessa forma, foi organizado em 9 aulas.
Estas 9 aulas foram divididas em etapas de levantamento de conhecimentos
prévios (Pré-Teste), discussão sobre o que é Eletrostática, aprofundamento de
conhecimentos, utilização dos experimentos, construção da Bobina de Tesla

(foram utilizados experimentos que ao serem utilizados pelos alunos, levanta-
se organizadores prévios, e um deles foi a Bobina de Tesla com o Para-raios,

além de utilizar o Experimento de Van de Graaff, experimento este que sempre

deixa os alunos curiosos com o funcionamento dele, e, alguns simuladores de
Eletrostática do PhET) , o Para-raios, uma nova situação-problema, o Pós teste
(composto por dez questões abertas e fechadas, que tem como finalidade
verificar se a sequência de aula é capaz de potencializar os alunos na
compreensão dos conceitos de Eletrostática) e a avalição da sequência de aula
e coleta de dados. Após a aplicação da sequência de aulas foi verificou-se que
houve aprendizagem e que ela foi de forma significativa com a utilização dos
instrumentos apresentados.

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