Ensino de Física por investigação e a formação de professores da educação básica

Resumo: Nesse projeto de pesquisa buscamos indícios do desenvolvimento da profissionalidade docente de licenciandos e professores de Física e também de professores dos anos iniciais do ensino fundamental (ao desenvolverem atividades de conhecimentos físicos nas aulas de ciências) ao assumirem o ensino por investigação como abordagem de ensino em suas aulas. Assumimos essa abordagem como uma tendência educacional fundamental para que possamos promover aprendizagem de ciências na educação básica a partir da vivência do trabalho científico dos estudantes e isso requer do professorado uma nova profissionalidade.O desenvolvimento dessa profissionalidade requer que os professores repensem o ensino tradicional centrado no discurso do professor como elemento primordial para construção do conhecimento na sala de aula.Do ponto de vista metodológico assumimos essa pesquisa como sendo colaborativa, uma vez que nesse tipo de pesquisa, evidencia-se uma preocupação com a perspectiva formativa no processo de investigação, baseada na parceria, no envolvimento e no compromisso ético estabelecido entre pesquisador e professores da educação básica o que constitui uma dimensão importante da articulação universidade-escola. Para produção de dados e construção das evidências dessa pesquisa assumimos a narrativa, em sua forma escrita e oral, dos sujeitos envolvidos nas ações colaborativas associadas a esse projeto de pesquisa e formação.Como procedimentos analíticos vamos nos aproximar dos pressupostos da Análise Textual Discursiva.

Data de início: 27/04/2017
Prazo (meses): 124

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado LEANDRO DA SILVA BARCELLOS
Aluno Mestrado LUDMYLLA BARBOSA DE ANDRADE KOBATA
Coordenador GEIDE ROSA COELHO
Acesso à informação
Transparência Pública

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