Complexidade da sala de aula de Física: ciência das redes como lente investigativa das relações ensino/aprendizagem

Resumo: Trata-se de proposta uma pesquisa que abarca tanto aspectos psicossociais quanto sociais do Ensino da Física visando abrir caminho para um entendimento mais amplo dos acontecimentos escolares, integrando abordagens de pesquisa nos permitam olhar a complexidade dos acontecimentos da sala de aula. Lançamos mão, de um lado, o aprendizado como um processo que ocorre no complexo da ecologia conceitual. De outro, observamos sobreposições de padrões individuais que formam os universos consensuais compartilhados sobre a Física, produzindo Representações Sociais indicativas de ecologias conceituais conjuntas na sala de aula.

As abordagens tradicionais da pesquisa em ensino produzem um reducionismo que acaba por não dar conta da complexidade de situações escolares reais. Embora isso se remeta à tradição do mecanicismo cartesiano e tenha importante papel no desenvolvimento da ciência moderna, quando se busca elucidar uma situação real contemporânea, a noção de todo como soma de partes precisa ser superada. Apresentando-se como abordagem de ponta para sistemas complexos e como campo de pesquisa a ser explorado, a ciência das redes se vale da Teoria dos Grafos para produção de representações imagéticas e matemáticas de traços referentes a eventos psicossociais, como é a aprendizagem de uma ciência natural. Nesse sentido, a Ciência das Redes Complexas se torna uma metáforas epistêmica potente. Elementos de um sistema complexo são tratados como vértices da rede e interações entre os elementos são suas arestas de modo que um sistema complexo pode ser tratado, em si, como uma rede que acabam tendo um status privilegiado, uma vez que são tanto teoria quanto método. E com isso, apresentam potencialidades para elucidação de processos reais de ensino e aprendizagem da Física, revelando aspectos sociais e conceituais dessa ciência.

Data de início: 21/06/2022
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador ERNANI VASSOLER RODRIGUES
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910