Física no Ensino Fundamental em uma Perspectiva Multidisciplinar

Código: PEFI0038
Curso: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: Tópicos de Física abordados relacionando seus conceitos e fenômenos com a
Química, a Biologia e a Geociência para um trabalho multidisciplinar em Ciências da
Natureza.
Sugestão de tópicos: as transformações e as conservações; átomos e ligações
químicas, características e constituição; astronomia e cosmologia; calor e
temperatura; questões ambientais.
Bibliografia: ABC NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. Projeto Mão na Massa. CDCC. E-books
disponíveis em http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livros.html

ABDALLA, M.C.B., O discreto charme das partículas elementares. Editora da Unesp, São Paulo, 2005.

BIZZO, Nélio, Ciências - fácil ou difícil? Biruta. São Paulo, 2009.

CARVALHO, A.M.P., VANNUCCHi, A.I., BARROS, M.A., GONÇALVES, M.E.R. e
REY, R.C., Ciências no Ensino Fundamental . O conhecimento físico. Editora
Scipione, São Paulo, 1998.

CARVALHO, A.M.P., Calor e temperatura: um ensino por investigação. Livraria da
Física, São Paulo, 2014.

CHAVANNES, I. Aulas de Marie Curie. Edusp, São Paulo:,2007.

HEWITT, P., Física Conceitual. Bookman, Porto Alegre, 2010.

MENEZES, L.C. A matéria, uma aventura no espírito. Livraria da Física, São Paulo,
2005.

OKUNO, E., CALDAS, I.L. e CHOW, C. Física para ciências biológicas e
biomédicas. Harbra, São Paulo, 1986.

PAVÃO, A.C; FREITAS, D. (orgs.) Quanta ciência há no ensino de Ciências.
EdUFSCar, São Carlos, 2008.

PAVÃO, A.C. (org.) Coleção Explorando o Ensino: Vol. 18, Ciências: Ensino
Fundamental. MEC, Brasília, 2010.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910