Narrativas (auto)biográficas e reflexividade: contributos para a formação inicial e continuada de professores
Resumo: Nesse projeto de pesquisa buscamos evidências de como a atitude reflexiva de licenciandos e professores da educação básica, por meio de narrativas de suas experiências docentes e de formação, contribuem para o processo de profissionalização docente e desenvolvimento profissional. Buscaremos esses indícios de profissionalização e desenvolvimento profissional através das narrativas de licenciandos da Universidade Federal do Espírito Santo e professores que atuam na educação básica no nosso estado. Como procedimentos analíticos vamos nos aproximar dos pressupostos da Análise Textual Discursiva e como pressupostos teóricos para interpretação das narrativas dialogamos com autores que discutem os processos de formação/profissionalização docente e da pesquisa (auto)biográfica.
Data de início: 20/06/2016
Prazo (meses): 120
Participantes:
Papel | Nome |
---|---|
Aluno Doutorado | HUGO SOUZA GARCIA RAMOS |
Aluno Doutorado | FERNANDA RODRIGUES ALVES COSTA |
Aluno Doutorado | CLAUDENI MARQUES SANTOS |
Aluno Doutorado | RAFAEL ALMEIDA DE FREITAS |
Aluno Doutorado | RICARDO DE LIMA SILVA |