O Estudo da Mediação, Engajamento e Acessibilidade em Espaços Não Formais de Educação
Resumo: O objetivo deste projeto é investigar a estruturação, desenvolvimento e implantação de ações para o fortalecimento da cultura da ciência através da Comunicação da Ciência e Divulgação Científica partindo das relações entre ciência e tecnologia com o enfoque na visão de ciência como investigação e tecnologia como design.
Os objetivos específicos visam o:
Estudo da mediação autoral através da formação de mediadores com o foco no pensar & fazer Ciência articulado a visão de ciência como investigação e tecnologia como design;
Estudo do processo de engajamento do grande público, em especial professores de educação básica e seus estudantes, em visitação a espaços não formais de educação através do conceito de visitação autoral;
Estudo da acessibilidade e inclusão de públicos especiais a visitações in loco ou de forma digital - em função da demanda da pandemia do COVID-19 - a partir de soluções digitais e visualização de dados e informações que privilegiem a articulação entre o pensar & fazer e ciência como investigação & tecnologia como design;
Estudo da perspectiva de arte como forma de investigação e arte como meio de acesso ao conhecimento para o design de exposição sobre a temática Água como exemplar do enfoque na visão de ciência como investigação e tecnologia como design.
Os resultados desta pesquisa produzirão parâmetros para o estabelecimento de uma métrica de investigação e design voltada para a Comunicação da Ciência e Divulgação Científica, com o enfoque em mediadores e grade público, incluindo a inclusão de públicos especiais.
Data de início: 22/02/2021
Prazo (meses): 60
Participantes:
Papel | Nome |
---|---|
Coordenador | LAÉRCIO FERRACIOLI |