O Estudo da Mediação, Engajamento e Acessibilidade em Espaços Não Formais de Educação

Resumo: O objetivo deste projeto é investigar a estruturação, desenvolvimento e implantação de ações para o fortalecimento da cultura da ciência através da Comunicação da Ciência e Divulgação Científica partindo das relações entre ciência e tecnologia com o enfoque na visão de ciência como investigação e tecnologia como design.

Os objetivos específicos visam o:

• Estudo da mediação autoral através da formação de mediadores com o foco no pensar & fazer Ciência articulado a visão de ciência como investigação e tecnologia como design;

• Estudo do processo de engajamento do grande público, em especial professores de educação básica e seus estudantes, em visitação a espaços não formais de educação através do conceito de visitação autoral;

• Estudo da acessibilidade e inclusão de públicos especiais a visitações in loco ou de forma digital - em função da demanda da pandemia do COVID-19 - a partir de soluções digitais e visualização de dados e informações que privilegiem a articulação entre o pensar & fazer e ciência como investigação & tecnologia como design;

• Estudo da perspectiva de arte como forma de investigação e arte como meio de acesso ao conhecimento para o design de exposição sobre a temática Água como exemplar do enfoque na visão de ciência como investigação e tecnologia como design.

Os resultados desta pesquisa produzirão parâmetros para o estabelecimento de uma métrica de investigação e design voltada para a Comunicação da Ciência e Divulgação Científica, com o enfoque em mediadores e grade público, incluindo a inclusão de públicos especiais.

Data de início: 22/02/2021
Prazo (meses): 60

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador LAÉRCIO FERRACIOLI
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910