Ensino de Hidrostática utilizando a proposta da Aprendizagem Baseada em Equipes
Nome: ANDRÉ OAKES DE OLIVEIRA GONÇALVES
Data de publicação: 05/08/2022
Banca:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
GIUSEPPI GAVA CAMILETTI | Presidente |
IVES SOLANO ARAÚJO | Examinador Externo |
LAERCIO EVANDRO FERRACIOLI DA SILVA | Examinador Interno |
Resumo: A Aprendizagem Baseada em Equipes é uma metodologia desenvolvida nos
anos 1970 que tem por finalidade a transformação de pequenos grupos em equipes
colaborativas e que sejam capazes de gerir o próprio conhecimento, tornando os estu-
dantes protagonistas do seu próprio estudo. Utilizando essa metodologia, o presente
trabalho tem como objetivo investigar a aprendizagem dos estudantes quanto ao ensino
de Hidrostática em turmas de primeira série do ensino médio do Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, campus Itapetinga, em um contexto de
ensino remoto, devida a pandemia de Covid-19 no ano de 2020. As atividades foram
preparadas observando os momentos de sua aplicação, pois as aulas se realizaram
em momentos síncronos e assíncronos, sendo as atividades assíncronas individuais e
as síncronas em equipes, de modo que os estudantes precisaram realizar atividades
parecidas nos dois casos, tendo experimento individual e em equipe além de testes
individuais e em equipes, sendo os relatórios e as respostas dos testes as fontes de
dados que foram coletados para a análise. Na preparação dos testes finais (individual
e em equipes) e estudo das respostas dos estudantes, utilizou-se como base o artigo
Identification of student’s misconceptions in static fluid, de Autoria de H. Alfad, especial-
mente por conta das concepções alternativas mapeadas por ele e suas conexões com o
que já se tem observado na literatura. Em termos dessas concepções, observou-se os
dois extremos: argumentações com permanência dessas concepções e argumentações
alinhadas com o significado científico de conceitos.