Desenvolvimento e Avaliação de Atividades de Óptica através da Teoria da Aprendizagem Significativa na Educação de Jovens e Adultos (E.J.A.)
Nome: CASSIANO RICARDO ZOPPE MARDEGAN
Data de publicação: 17/12/2024
Banca:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
ANDRE LUIZ ALVES | Examinador Externo |
BRENO RODRIGUES SEGATTO | Presidente |
FLAVIO GIMENES ALVARENGA | Examinador Interno |
Resumo: Este estudo descreve o desenvolvimento, aplicação e avaliação de atividades destinadas ao
ensino de conceitos introdutórios de óptica para duas turmas, totalizando 31 alunos, sendo
uma turma com 16 e outra com 15 estudantes do 2o ano noturno na modalidade EJA (Educação
de jovens e adultos). O objetivo foi aprimorar a qualidade da aprendizagem dos alunos. As
atividades foram planejadas e executadas ao longo de 10 aulas em uma escola pública no
município de Cachoeiro de Itapemirim-ES. A sequência didática e a execução em sala de aula
seguiram os pressupostos teórico-metodológicos da Aprendizagem Significativa, iniciando
com a abordagem das concepções alternativas dos alunos mencionadas na literatura. Foram
utilizados diferentes recursos instrucionais, como experimentos, vídeos e simuladores, para
facilitar a relação entre os conhecimentos prévios dos alunos e os novos conceitos a serem
ensinados. As atividades de consolidação dos conteúdos foram estruturadas com base em
roteiros para o uso desses recursos e na aplicação de testes conceituais, seguindo a dinâmica
do método de Instrução pelos Colegas com o auxílio do aplicativo Plickers. Os dados foram
registrados por meio de anotações e observações do professor, percentual de respostas dos
alunos nos testes conceituais e resultados da avaliação final individual. Na avaliação final, os
estudantes apresentaram desempenho acima do esperado em várias questões,
especialmente aquelas relacionadas às concepções alternativas, destacando que a
metodologia adotada para o ensino de óptica foi bem-sucedida em promover uma
aprendizagem significativa entre os alunos do 2o ano noturno na modalidade EJA. A utilização
de uma variedade de recursos instrucionais e a aplicação do método de Instrução pelos
Colegas contribuíram para um ambiente de aprendizado mais interativo e envolvente.