O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS EPISTÊMICAS E CIENTÍFICAS NO ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA.

Nome: WANESSA SANTOS SANTANA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 06/08/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MIRIAN DO AMARAL JONIS SILVA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALAN ALVES BRITO Examinador Externo
GEIDE ROSA COELHO Suplente Interno
JUNIA FREGUGLIA MACHADO GARCIA Suplente Externo
MARCIA REGINA SANTANA PEREIRA Examinador Interno
MIRIAN DO AMARAL JONIS SILVA Orientador

Resumo: O presente trabalho de pesquisa descreve o processo de inserção de estudantes do ensino médio da rede pública estadual na cultura científica, motivados pelo desafio de investigar conceitos, elaborar e submeter trabalhos para a Mostra de Astronomia do Espírito Santo, nas edições de 2019 e 2020. O olhar para esse rico processo de construção de conhecimentos, desenvolvido de forma colaborativa, foi direcionado pela perspectiva teórica do Ensino por investigação. Entre os sujeitos que participaram dessa pesquisa estavam 23 alunos do 1°, 2° e 3° ano da modalidade ensino regular, 1 aluno da modalidade EJA e 7 professoras. As reflexões produzidas no âmbito deste
trabalho estão referenciadas nas produções teóricas de diversos autores do campo da Educação em Ciências, destacando-se as contribuições de Anna Maria Pessoa de Carvalho, Geide Rosa Coelho, Lúcia Helena Sasseron e Magda Floriano Damiani. Essa pesquisa tem caráter qualitativo do tipo pesquisa-intervenção e a coleta de dados foi realizada a partir do diário de campo da professora, gravações de áudios, recortes de discussões com os alunos no aplicativo de mensagens Whatsapp, produções textuais e digitais dos alunos. Os resultados mostraram fortes indícios do desenvolvimento de práticas epistêmicas e científicas no decorrer das atividades investigativas. Os
estudantes propuseram e comunicaram novas ideias acerca de
conceitos astronômicos, a partir do levantamento de hipóteses e da construção de explicações fundamentadas. Desse modo, foi possível identificar práticas epistêmicas e científicas a partir do envolvimento dos alunos em atividades investigativas, as quais se apoiam no trabalho colaborativo desenvolvido na interação dos estudantes entre si e com os professores.

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