A ABORDAGEM DA TEMÁTICA DA ELETRICIDADE NO ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO DESENVOLVIMENTO DE DIFERENTES TIPOS DE CONTEÚDO

Nome: THAYS FERREIRA SOUZA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 24/03/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
SIMONE APARECIDA FERNANDES ANASTÁCIO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GEIDE ROSA COELHO Examinador Interno
SIMONE APARECIDA FERNANDES ANASTÁCIO Orientador
TERRIMAR IGNÁCIO PASQUALETTO Examinador Externo

Resumo: Com o desenvolvimento da sociedade contemporânea diversas mudanças têm acontecido nas
formas de vida e de trabalho, no entanto essas mudanças nem sempre adentram nas instituições
de ensino formal. É crescente a tendência por um aprimoramento do conhecimento em
diferentes esferas: pessoal, ambiental, profissional e social. Considerando esse cenário, é
necessário repensar como o ensino formal se dá, levando em consideração quais qualidades e
competências estão sendo priorizadas na educação de nossos alunos, bem como se atentar para
a formação cidadã e profissional que nossas escolas estão priorizando. Dentre as novas
demandas para a formação cidadã e profissional é possível salientar a importância do
desenvolvimento da capacidade de seleção e tratamento de informações, de transposição de
conhecimento de uma situação e/ou contexto para outro, de resolução de problemas sem
respostas estabelecidas e a capacidade de trabalhar de forma cooperativa. Essa pesquisa assume
como conteúdo, tudo aquilo que se deve aprender para alcançar determinados objetivos que,
não apenas abrangem as capacidades cognitivas como, também, incluem o desenvolvimento de
capacidades motoras, afetivas, de relação interpessoal e inserção social. Atualmente a
utilização de metodologias ativas no ensino tem possibilitado um desenvolvimento mais
consonante com as demandas do mundo contemporâneo, uma vez que nestas o aluno se torna
sujeito ativo na construção de seu conhecimento. Dentre essas metodologias ativas a
Aprendizagem Baseada em Projetos se mostra como um meio pelo qual os alunos podem
transformar suas vivências através da busca de soluções para problemas reais e complexos.
Muitos trabalhos sobre a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos se dão no ensino
superior, institutos federais ou escolas privadas. As escolas públicas brasileiras apresentam, em
sua maioria, uma realidade muito específica em relação à organização curricular, tempo de aula,
infraestrutura, entre outras. Considerando essas peculiaridades, essa pesquisa apresenta uma
análise do processo de implementação e desenvolvimento da metodologia da Aprendizagem
Baseada em Projetos (ABP) para disciplina de Física em turmas da terceira série do Ensino
Médio no contexto de uma escola da rede pública de educação do estado do Espírito Santo. A
análise foi realizada de forma a evidenciar como a metodologia da ABP contribui para
aprendizagem de diferentes tipos de conteúdo, a saber: conteúdos factuais, conceituais,
procedimentais e atitudinais, levando em consideração a realidade escolar na qual as atividades
se desenvolveram. Os resultados apontaram que as dificuldades em relação a material de
trabalho, tempo de aula e infraestrutura foram contornadas e não impediram o andamento do projeto e que o uso da metodologia foi muito positivo, uma vez que me permitiu ser mais
criativa no meu trabalho docente, proporcionou, aos alunos, uma experiência diferenciada que
propiciou o desenvolvimento da autonomia na tomada de decisões, permitiu o desenvolvimento
de diferentes tipos de conteúdo, em especial os procedimentais e atitudinais, que não são
comumente priorizados, abriu caminhos para a participação dos estudantes em eventos de
divulgação. Para além disso, essa forma de trabalho contribuiu para o desenvolvimento de uma
visão mais ampla e menos compartimentada a respeito do conceito de energia e suas
transformações, bem como uma ideia mais completa e consciente sobre as formas como usamos
e como poderíamos usar a energia elétrica.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910