Ondas sonoras no ensino médio: construção de uma sequência didática e análise conceitual dos alunos

Nome: SALVIO FERREIRA DA GAMA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 05/02/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
BRENO RODRIGUES SEGATTO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
BRENO RODRIGUES SEGATTO Orientador
CLEITON KENUP PIUMBINI Examinador Externo
RODRIGO DIAS PEREIRA Examinador Interno

Resumo: Tendo como propósito inicial construir uma sequência didática voltada ao estudo
das ondas sonoras e seus conceitos básicos, este trabalho foi concebido e
construído a partir da sistematização de 5 encontros formais dirigidos a duas
turmas de alunos da 2ª série do ensino médio da escola estadual Ceciliano Abel
de Almeida, localizada no município de São Mateus, Espirito Santo, no ano letivo
de 2019. Após as aulas foi aplicado um teste envolvendo ondas sonoras com o fim
de verificar o aprendizado obtido e, caso necessário, reavaliar e/ou promover
alterações que tornem exequível a aplicação da sequência didática proposta, no
todo ou em parte, pelos demais professores de Física do ensino médio. Buscamos
seguir, na estruturação teórica da sequência didática, as linhas gerais do que
preconiza a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Na
perspectiva de Ausubel, em síntese, o que mais importa são os conhecimentos
que os alunos já trazem consigo sobre o que vai ser ensinado; esses
conhecimentos prévios seriam o marco inicial para o planejamento do professor.
Percorremos o caminho alternativo na busca desses conhecimentos através da
literatura que registra as concepções espontâneas dos alunos envolvendo ondas
sonoras, sempre atentos às disparidades e semelhanças dos alunos avaliados
nesses trabalhos com o nosso público alvo. A sequência didática possui atividades
que envolvem conteúdos mais gerais inicialmente, incluindo a utilização de alguns
simuladores virtuais e experimentos simples, passando daí às especificidades
conceituais sobre ondas sonoras. Na fase de análise das respostas dadas ao
teste, com auxílio da ferramenta de análise de Bardin, verificamos que houve
evolução conceitual, apesar da presença de uma certa resistência a mudanças
conceituais em alguns pontos. Tal análise também nos permitiu consolidar como
viável a aplicabilidade da sequência didática, aqui denominada produto
educacional, apesar de algumas dificuldades, e nela fazer algumas novas
adaptações.

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