Do que são feitas todas as coisas: uma abordagem de Demócrito ao modelo padrão de partículas

Nome: ÉDNA DE SOUZA DA SILVA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 12/02/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
FLAVIO GIMENES ALVARENGA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FLAVIO GIMENES ALVARENGA Orientador
GEIDE ROSA COELHO Examinador Interno
JARDEL DA COSTA BROZEGUINI Examinador Externo

Resumo: Este trabalho é uma pesquisa quali-quantitativa por meio do qual foi investigada uma
proposta de ensino sobre a estrutura da matéria que podem e devem ser discutidos
no Ensino Médio, apresentando a evolução dos menores constituintes da matéria ao
longo da História. Para isso usamos uma abordagem didática baseada na
Aprendizagem Significativa desenvolvida por David Ausubel, na visão de Moreira. A
pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio
“Ceciliano Abel de Almeida”, com duas turmas da terceira série do Ensino Médio,
através da aplicação de uma sequência didática baseada numa Unidade de Ensino
Potencialmente Significativa, segundo Moreira. Para o desenvolvimento
metodológico, utilizamos diversas abordagens, tais como textos, jogos e filmes, para motivar os alunos. Após a análise da aplicação da sequência didática, verificamos
indícios de aprendizagem significativa e o material se mostrou potencialmente
significativo.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910