O ensino da interação radiação-corpo humano nos anos iniciais do ensino fundamental: uma abordagem investigativa e colaborativa com enfoque ciência, tecnologia e sociedade
Nome: LEANDRO DA SILVA BARCELLOS
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 18/12/2017
Orientador:
Nome | Papel |
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GEIDE ROSA COELHO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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GEIDE ROSA COELHO | Orientador |
MIRIAN DO AMARAL JONIS SILVA | Examinador Interno |
Resumo: Neste trabalho apresentamos uma proposta para o ensino de ciências nos
anos iniciais do ensino fundamental sobre o tema interação radiação
ultravioleta corpo humano. Para isso, foi estruturada uma Sequência de
Ensino Investigativa desenvolvida com estudantes do quinto ano do ensino
fundamental de uma escola pública da rede municipal do Espírito Santo. O
tema escolhido possui caráter interdisciplinar e sociocientífico, estando de
acordo com os pressupostos da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade
(CTS). A teoria sociocultural de Vygotsky embasou a abordagem e as
ferramentas analíticas utilizadas. A natureza interdisciplinar do tema interação
radiação ultravioleta corpo humano nos motivou a estabelecer uma relação
entre o primeiro autor desta pesquisa (licenciado em física), a professora
regente da turma (pedagoga) e uma licencianda em ciências biológicas que
estava cursando seu estágio supervisionado na Universidade Federal do
Espírito Santo, para a realização de uma pesquisa de caráter colaborativo.
Durante as aulas foram produzidos dados através de videogravações e relatos
elaborados pelos alunos, com o intuito de construir indícios que nos
permitissem analisar como a intervenção educacional contribuiu para o
entendimento dos estudantes sobre o tema interação radiaçãocorpo humano.
Os dados analisados sugerem que as atividades investigativas podem
potencializar a construção de conceitos e o desenvolvimento de atitudes e
procedimentos, e que os estudantes foram capazes de construir modelos
estruturados para a formação do câncer de pele em decorrência da exposição
prolongada ao Sol, abrangendo o aspecto científico do tema. A dimensão social
foi contemplada a partir do posicionamento dos alunos sobre a prevenção do
câncer de pele, atrelada à exposição segura e da adoção de medidas
protetivas. O trabalho colaborativo entre profissionais com diferentes formações
potencializou a troca de experiências, saberes e as formações inicial e
continuada, e mostrou-se como uma opção metodológica para a abordagem de
conteúdos interdisciplinares, que trabalhados nessa perspectiva podem
contribuir para que os estudantes possam se posicionar frente a temas
sociocientíficos.