A Utilização de um Material Institucional potencialmente Significativo para o
ensino do Conceito de Temperatura: Um estudo Com Alunos do Ensino Médio

Nome: DIEGO MOTTA LIBARDI
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 28/07/2014
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
GIUSEPPI GAVA CAMILETTI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
EVELYSE DOS SANTOS LEMOS Examinador Externo
GIUSEPPI GAVA CAMILETTI Orientador
ROSILENE DE SÁ RIBEIRO Examinador Externo

Resumo: O presente trabalho elaborou, aplicou e avaliou os impactos de um Material
Instrucional, abordando os conceitos que se relacionam com o tema Temperatura. O
estudo foi realizado com uma turma de alunos do 2º ano do Ensino Médio, de uma
escola federal localizada no município de Cachoeiro de Itapemirim no Estado do
Espírito Santo. O Material Instrucional baseou-se nos pressupostos da
Aprendizagem Significativa de Ausubel e nas orientações para elaboração de
Unidades de Ensino Potencialmente Significativas de Moreira. A premissa básica da
teoria Ausubeliana é que a aprendizagem significativa só ocorre quando a nova
informação encontra fundamento na estrutura cognitiva do aprendiz, sendo
necessário descobrir o que o aluno já sabe e basear nisso os ensinamentos,
partindo dos conceitos mais gerais e inclusivos para os mais específicos. Os
instrumentos de coleta de dados foram Mapas Conceituais progressivos, Avaliação
de conteúdo, Questões presentes ao longo do Material Instrucional, Questionário de
opinião dos alunos, e o Diário de Bordo do professor/mestrando. A análise dos
dados teve enfoque qualitativo. Os resultados dos Mapas Conceituais progressivos
mostraram melhorias na sua hierarquia conceitual, qualidade e nos critérios
quantitativos considerados. O resultado da Avaliação sugere que os alunos
demonstraram domínio do conteúdo de Temperatura. As atividades de responder e
discutir as Questões contidas no Material Instrucional evidenciaram a existência de
muitos subsunçores sobre o conteúdo em estudo e proporcionaram momentos de
interação social e negociação de significados. A opinião dos estudantes e o diário de
bordo do professor/mestrando mostram que a inserção de elementos do cotidiano,
bem como experimentações e simulações computacionais foram bem aceitas e
consideradas relevantes para o processo de ensino/aprendizagem dos conceitos
abordados. Estes resultados são indicativos de um Material Instrucional
potencialmente significativo para promover a Aprendizagem Significativa dos
conteúdos de Temperatura, para alunos do Ensino Médio.

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