Banca:

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GEIDE ROSA COELHO Examinador Interno
JOAO PAULO CASARO ERTHAL Orientador
LUIZ OTÁVIO BUFFON Examinador Externo

Resumo: Apresentamos neste trabalho uma proposta de Sequência Didática (SD) (GUIMARÃES; GIORDAN, 2011) que busca introduzir de forma concreta, no Ensino Médio, a Física Moderna e Contemporânea, através do estudo da Natureza da Luz. É urgente a implementação de um currículo viável de ensino de Física, que inclua o avanço da ciência a partir do século XX, e para que isso aconteça de maneira efetiva e consistente, reformas pedagógicas no método de ensino e nas sequências didáticas se fazem necessárias. A proposta desta intervenção está pautada em uma pedagogia inspirada na teoria de Vigotski (2004,2007,2009), onde o professor é peça chave do processo de ensino e aprendizagem, fazendo na maior parte do tempo o papel de parceiro mais capaz. Para isso, adotamos como prática pedagógica as etapas da Situação de Estudo (GEHLEN; MALDANER; DELIZOICOV, 2012). Nos propomos a investigar a viabilidade da inserção do ensino da Teoria Corpuscular da Luz na 2a série do Ensino Médio através de uma SD aplicada a 31 estudantes de uma instituição particular de ensino. Como instrumento de coleta de adosutilizamos um questionário inicial, registros em áudio e vídeo da realização das tividades, uma simulação computacional e um experimento de baixo custo sobre o Efeito Fotoelétrico, além de uma avaliação tradicional. Realizamos uma revisão de literatura onde descrevemos a abordagem do estudo da Óptica nos 14 livros aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) para o triênio 2015-2017. Além disso, relatamos o estudo de diversos artigos, publicados nos últimos dez anos em periódicos selecionados, relacionados ao estudo da Natureza da Luz através da discussão das Teorias Corpuscular e Ondulatória, e da utilização de experimentos de baixo custo e simulações computacionais no ensino dessas teorias. Concluímos ser viável o estudo da Natureza da Luz através do ensino do Efeito Fotoelétrico na 2a série do Ensino Médio. A partir daí, entendemos que devemos ampliar essa prática para todos os assuntos de Física no Ensino Médio, com o propósito de uma implementação de um currículo que viabilize de fato a introdução de temas relacionados às descobertas do início do século XX, sem a necessidade que os tópicos sejam colocados apenas ao final do curso.

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