UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA SOBRE CINEMÁTICA RELATIVÍSTICA COM BASE NO DIAGRAMA ESPAÇO-TEMPO DE MINKOWSKI

Nome: JOSÉ ROBERTO GOMES SOEIRO

Data de publicação: 14/03/2025

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
BRENO RODRIGUES SEGATTO Examinador Interno
FLAVIO GIMENES ALVARENGA Presidente
GERMANO AMARAL MONERAT Examinador Externo

Resumo: Esta dissertação consiste numa proposta de Unidade de Ensino Potencialmente
Significativa (UEPS), que tem como finalidade o ensino do tópico cinemática
relativística. O referencial teórico da UEPS baseia-se na Teoria da
Aprendizagem Significativa de David Ausubel (1968). A UEPS foi elaborada com
um total de nove aulas da seguinte forma: duas aulas sobre os tópicos
referenciais inerciais e velocidade da luz, servindo como organizador prévio;
quatros aulas sobre diagrama espaço-tempo, relatividade da sincronização,
dilatação do tempo e contração espacial de Lorentz, em um processo de
diferenciação progressiva e organização integrativa; um aula na qual foi aplicada
uma prova contendo 20 questões objetivas utilizada para a avaliação da UEPS;
e finalmente duas aulas para consolidar o conhecimento, com proposição de

problemas, e também questões qualitativas sobre leitura do diagrama espaço-
tempo utilizando a metodologia ativa instrução por colegas. A UEPS foi aplicada

em seis turmas, três de técnico administrativo e três de técnico de comércio, da
Escola de Ensino Fundamental e Médio Hunney Everest Piovesan, que fica
localizada no município de Cariacica.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910