UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA SOBRE CINEMÁTICA RELATIVÍSTICA COM BASE NO DIAGRAMA ESPAÇO-TEMPO DE MINKOWSKI
Nome: JOSÉ ROBERTO GOMES SOEIRO
Data de publicação: 14/03/2025
Banca:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
BRENO RODRIGUES SEGATTO | Examinador Interno |
FLAVIO GIMENES ALVARENGA | Presidente |
GERMANO AMARAL MONERAT | Examinador Externo |
Resumo: Esta dissertação consiste numa proposta de Unidade de Ensino Potencialmente
Significativa (UEPS), que tem como finalidade o ensino do tópico cinemática
relativística. O referencial teórico da UEPS baseia-se na Teoria da
Aprendizagem Significativa de David Ausubel (1968). A UEPS foi elaborada com
um total de nove aulas da seguinte forma: duas aulas sobre os tópicos
referenciais inerciais e velocidade da luz, servindo como organizador prévio;
quatros aulas sobre diagrama espaço-tempo, relatividade da sincronização,
dilatação do tempo e contração espacial de Lorentz, em um processo de
diferenciação progressiva e organização integrativa; um aula na qual foi aplicada
uma prova contendo 20 questões objetivas utilizada para a avaliação da UEPS;
e finalmente duas aulas para consolidar o conhecimento, com proposição de
problemas, e também questões qualitativas sobre leitura do diagrama espaço-
tempo utilizando a metodologia ativa instrução por colegas. A UEPS foi aplicada
em seis turmas, três de técnico administrativo e três de técnico de comércio, da
Escola de Ensino Fundamental e Médio Hunney Everest Piovesan, que fica
localizada no município de Cariacica.