TEATRO CÓSMICO: OBSERVANDO E MODELANDO O SISTEMA SOL-TERRA-LUA NO ENSINO FUNDAMENTAL II EM UM CENÁRIO PANDÊMICO

Nome: FABIO BIANCHI DE MOURA

Data de publicação: 30/08/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FLAVIO GIMENES ALVARENGA Examinador Interno
LAERCIO EVANDRO FERRACIOLI DA SILVA Presidente
MESSIAS BICALHO CEVOLANI Examinador Externo

Resumo: Este trabalho relata a aplicação de atividades que foram desenvolvidas para o estudo
do Sistema Sol-Terra-Lua, com os fenômenos a ele associados, tais como as fases
lunares, os eclipses e as estações do ano, com maior ênfase nas fases lunares. No
planejamento das atividades, foram considerados conteúdos de Astronomia que
constam na atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental.
As atividades foram desenvolvidas em duas turmas de 9o ano do Ensino Fundamental
de uma escola pública municipal, localizada no município da Serra/ES, com o objetivo
de propiciar a compreensão da dinâmica espacial do Sistema Sol-Terra-Lua. A
proposta envolveu treze aulas presenciais estruturadas segundo uma metodologia de
Ensino sob Medida (EsM), em que foram disponibilizados materiais de estudo prévio,
compostos por textos de apoio, listas de exercícios e vídeos. Na primeira aula, foi
aplicado um pré-teste e na última um pós-teste. Foram propostas duas atividades
principais: a) observações criteriosas do ciclo lunar acompanhadas de coleta de dados
pelos estudantes durante trinta dias. Os registros, a partir dessas observações, foram
realizados por meio de um modelo conceitual do horizonte, adaptado especificamente
para esta observação, com o fim de explorar o movimento da Lua em relação ao Sol,
quando observada da Terra, durante o seu ciclo de fases lunares e caminho orbital ao
redor da Terra. Foi utilizado o software Stellarium para o registro do dado do ângulo
de elongação; b) modelagem corporal dos movimentos orbitais e de rotação do
sistema Sol-Terra-Lua, à qual denominamos “Teatro Cósmico”, acompanhada de
problematizações, objetivando promover e contextualizar as discussões. Como
referencial teórico, utilizaram-se alguns estudos de Jean Piaget, especialmente
relacionados à descentração, e referências sobre o Ensino sob Medida (EsM). Apesar
de, no pós-teste, o desempenho ter sido um pouco melhor do que no pré-teste,
verificou-se ainda a presença de concepções alternativas que dificultaram a
assimilação dos conceitos trabalhados, o que fez com que os resultados fossem ainda
abaixo do esperado, acreditamos que um dos aspectos que pode ter influenciado nos
resultados é devido a presença de um olhar egocêntrico que impediram uma correta
interpretação das atividades que exploraram a dinâmica do sistema Sol-Terra-Lua.
Assim, a partir dos dados colhidos e dificuldades observadas nessa aplicação, a
proposta foi revisada, conforme produto em anexo, objetivando seu aprimoramento e
utilização em atuais e futuras aplicações.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910