Dissertações defendidas

Alunoordem decrescente Título Data de defesa
ADRIANO RICARDO DA SILVA TRABACH Atividades experimentais em sala de aula de física baseadas na utilização do vídeo análise e estruturadas a partir do Diagrama V 31/08/2018
AILTON OHNESORGE COELHO Desenvolvimento e validação de uma Sequência Didática sobre Eletromagnetismo na perspectiva da História da Ciência e do Ensino por Investigação 08/07/2019
ALEXANDER APARECIDO SILVA Experimentos e Experiências na Sala de Aula: Potencialidades Pedagógicas das Atividades Investigativas no Ensino de Física 21/08/2014
ALINE COSTALONGA GAMA O Ensino de Física na Eja: Uma Proposta com Foco na Utilização de Atividades Experimentais Demonstrativas - Um Exemplo no Estudo da Hidrostática 13/11/2015
ALLINNE VEZULA MATEVELI GONZAGA DE COPÉRNICO A NEWTON: O ENSINO DA GRAVITAÇÃO E O MOVIMENTO DAS MARÉS 25/08/2023
ANDRÉ HENRIQUE TORRES MULLER Estudo da Primeira e Segunda Leis da Termodinâmica com o emprego de experimentos e um motor Stirling 20/08/2019
ANDRÉ OAKES DE OLIVEIRA GONÇALVES Ensino de Hidrostática utilizando a proposta da Aprendizagem Baseada em Equipes 05/08/2022
CARLOS AUGUSTO FERREIRA Medidas de Distâncias em Astronomia: uma Proposta de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o Ensino Médio 23/02/2018
CLAYTOR VIEIRA DA SILVA Uma Investigação Sobre a Elaboração e a Utilização de um Material Instrucional Baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa para o Estudo de um Tópico de Mecânica no Contexto Rural 29/07/2014
CLEIDSON VENTURINE A Primeira Revolução Industrial e o Desenvolvimento da Termodinâmica: A História da Ciência Como Ferramenta de Apoio ao Ensino de Física 03/06/2014
DAVID MENEGASSI VIEIRA Supercondutividade: Uma Proposta de Inserção no Ensino Médio 30/07/2014
DIEGO MOTTA LIBARDI A utilização de uma material instrucional potencialmente significativo para o ensino do conceito de temperatura: um estudo com alunos do ensino médio 28/07/2014
DIEGO MOTTA LIBARDI A Utilização de um Material Institucional potencialmente Significativo para o
ensino do Conceito de Temperatura: Um estudo Com Alunos do Ensino Médio
28/07/2014
DIMAS PAZINI ALVES Desenvolvimento e avaliação de atividades para o Ensino de ondulatória baseadas na Teoria da Aprendizagem Significativa 07/02/2024
DOMINGOS RODRIGUES SOUZA JUNIOR O Ensino de Eletrodinâmica em uma Perspectiva Investigativa: Analisando os Desdobramentos Sobre a Aprendizagem de Estudantes 12/09/2014
ÉDNA DE SOUZA DA SILVA Do que são feitas todas as coisas: uma abordagem de Demócrito ao modelo padrão de partículas 12/02/2021
EDSON ELIAS DE SOUZA Desenvolvimento de uma unidade de ensino potencialmente significativa usando metodologias ativas para o ensino de forças nucleares 11/11/2019
EDUARDO NASCIMENTO SAIB Simulações computacionais 3D como ferramentas de apoio ao Ensino de Física 12/04/2018
ERNANI VASSOLER RODRIGUES Atividades para o Aprendizado de Acústica 03/06/2016
ESTEVÃO PREZENTINO SANT'ANNA Uma proposta dialógica para o ensino de Astronomia e Física para alunos da modalidade da Educação de Jovens e Adultos de Vitória a partir de uma problematização do tema “meteoros”. 24/08/2017
FABIANA RIGAMONTE ALVES PROPOSTA DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) PARA ENSINO DE INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA 21/12/2023
FRANCISCO ELIAS GOMES Uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para a Física de Neutrinos 30/03/2022
FRANCISCO PAIVA DA SILVA O Fenômeno das Marés: Gravitação e Astronomia numa Proposta de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o Ensino Médio 31/05/2016
FREDERICO ROSETTI CHISTÉ O uso da realidade aumentada como ferramenta de apoio ao ensino do conceito de força 29/08/2017
GÊSSICA CLEVELARES SECCHIN "TRILHA DAS ESTRELAS: UM JOGO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM" 20/10/2023
GILBERTO SCANDIAN ENSINO SOBRE O CONCEITO DE ENERGIA A PARTIR DE ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES HISTÓRICAS DE ALGUNS PERSONAGENS DA CIÊNCIA 07/03/2024
GILMARA BIANCARDI SCHAFFEL "EVOLUÇÃO ESTELAR" OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA NA COMPONENTE CURRICULAR DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO 15/12/2023
GIOVANE PEREIRA RODES O processo de implementação de uma sequência de ensino investigativa e o desenvolvimento de conceitos relacionados à hidrostática no ensino médio 14/12/2017
GLEITON SANTOS MACIEL Proposta de uma Sequência Didática Sobre Tópicos de Física Quântica Através do Uso de Simulações Computacionais e da Determinação da Constante de Planck Com Leds Aplicado ao Ensino Médio 29/02/2016
GRAZIELY AMEIXA SIQUEIRA DOS SANTOS "Desenvolvimento de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o Ensino do Conceito de Ondas" 27/02/2015

Páginas

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910