Aprendizagem Significativa de Física

Resumo: Segundo a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), o aprendizado efetivo deve ocorrer quando as ideias expressas simbolicamente interagem de maneira substantiva e não-arbitrária com aquilo que o aprendiz já sabe. Segundo Ausubel, que foi o principal mentor desta teoria, para que ela ocorra, o professor deverá se preocupar em suprir três condições básicas:
1) Conhecer os conhecimentos prévios dos alunos e adequar sua aula. O professor pode recorrer à literatura para ter acesso a um vasto conjunto de resultados com o mapeamento das concepções prévias dos estudantes sobre praticamente todas os conteúdos de Física. O repositório http://archiv.ipn.uni-kiel.de/stcse/ disponibiliza uma lista com quase três mil artigos sobre estes levantamentos.
2) O professor deverá dispor de um material potencialmente significativo. Para isso, segundo a TAS, ele deve levar em consideração os seguintes pressupostos: a) A organização sequencial do conteúdo; b) O uso de diferentes recursos instrucionais; c) O processo de consolidação dos conteúdos; d) A realização de avaliação formativa e recursiva.
3) O professor deverá se preocupar em potencializar a motivação do aluno para aprender, no contexto de sala de aula. Segundo Bzuneck, o professor deve observar as seguintes orientações: a) Deixar claro ao aluno a utilidade dos conteúdos que serão estudados; b) Propor atividades desafiadoras aos alunos; c) Fornecer feedback adequado a partir das reações dos alunos e cumprimentos das tarefas atribuídas a eles.
As atividades serão desenvolvidas observando as orientações acima, para serem aplicadas em sala de aula de professores que estão no curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física da UFES. A avaliação dos impactos destas atividades será feita a partir dos dados coletados das avaliações de rotina da disciplina, realizadas pelo professor, e da opinião dos estudantes sobre as atividades desenvolvidas. A análise será feita através das abordagens qualitativa e quantitativa (estatística).

Data de início: 2017-06-01
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Giuseppi Gava Camiletti
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910