METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICA

Resumo: O trabalho visa à compreensão das técnicas utilizadas em metodologias ativas de ensino, assim como sua utilização em atividades didáticas em aulas de Física para os diversos cursos do CCENS/UFES. Em países com índices educacionais mais elevados que o Brasil, como Portugal e Estados Unidos, as metodologias ativas estão ganhando destaque nas salas de aulas nas mais variadas áreas do conhecimento.
A utilização de metodologias ativas para o ensino de Física no CCENS surge como uma proposta pioneira que visa a melhoria da qualidade no processo de ensino aprendizagem, de modo que o estudante possa participar ativamente da construção de seus conhecimentos a partir de estratégias e técnicas específicas, como: Peer Intruction, Team Based Learning, Just in Time Teaching, entre outras.
A investigação da viabilidade de utilização de metodologias ativas pode trazer a tona informações importantes sobre a potencialidade que cada uma delas possui, em disciplinas da área de Física, para promover uma melhoria na qualidade do ensino e da aprendizagem dos tópicos dessa área do conhecimento que não é nada trivial. Além disso, a disseminação e utilização de tais metodologias em cursos de Licenciatura podem auxiliar a formar professores mais críticos e conscientes dos novos métodos educacionais que estão surgindo no século XXI.

Data de início: 2017-05-01
Prazo (meses): 48

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Joao Paulo Casaro Erthal
Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910