Desenvolvimento e Investigação de Simulações Computacionais 2D e 3D para o Ensino de Física
Resumo: A abstração é condição determinante para o entendimento de conceitos Físicos que não podem ser vistos a olho nu ou que simplesmente não podem ser vistos, como é o caso dos campos. A abordagem que se dá a estes conceitos no ensino tradicional é baseada em um paradigma estático que tem como recurso principal o livro didático. No entanto, a maioria dos alunos inseridos no Ensino Médio não possui a habilidade de entender o conteúdo apresentado pelo professor seja falando, seja escrevendo no quadro ou no livro. As simulações computacionais tanto 3D como 2D são ferramentas que podem romper o paradigma estático do livro didático e levar os alunos enxergarem dinamicamente os conceitos envolvidos em determinado sistemas físicos. Apesar das iniciativas existentes no mercado e na literatura, muito pouco disso chega à sala de aula por diversos motivos: falta de formação específica do professor, falta de tempo de planejamento, modelos computacionais que não atendem às verdadeiras demandas dos currículos, entre outros. Assim, este projeto tem como objetivo investigar a integração de simulações interativas 2D e 3D no contexto do Ensino de Física através de atividades de modelagem estruturadas de tal forma que possam ser replicadas ou adaptadas por qualquer professor.
Data de início: 01/08/2013
Prazo (meses): 24
Participantes:
Papel | Nome |
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Coordenador | THIÉBERSON DA SILVA GOMES |