Elaboração e Avaliação de um Material Instrucional Baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa para o Ensino das Leis de Newton e de Tópicos de Cimématica no Ensino Médio

Nome: VANESSA DE OLIVEIRA PEREIRA DOS SANTOS
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 12/05/2016
Orientador:

Nome Papelordem decrescente
GIUSEPPI GAVA CAMILETTI Orientador

Banca:

Nome Papelordem decrescente
MARÍLIA PAIXÃO LINHARES Examinador Externo
SIMONE APARECIDA FERNANDES ANASTÁCIO Examinador Interno
GIUSEPPI GAVA CAMILETTI Orientador

Resumo: O presente trabalho é um relato da aplicação de um Material Instrucional (MI) abordando tópicos da Cinemática e das Leis de Newton para o Movimento dos Corpos. O estudo foi realizado com duas turmas da 1a série do Ensino, de uma escola Estadual localizada no município de Serra no Estado do Espírito Santo. O MI foi elaborado baseado nos aspectos teóricos da Aprendizagem Significativa de Ausubel, nas Estratégias Motivacionais propostas por Bzuneck e nas orientações para a elaboração de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas de Moreira. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados Mapas Conceituais, Pré e Pós-Teste e o Registro das Anotações Pessoais da professora/mestranda sobre a aplicação do MI. O delineamento utilizado neste trabalho foi o experimental e as análises dos dados foram realizadas sob os enfoques qualitativos e quantitativos, do instrumento de coleta analisado. Os resultados dos testes estatísticos apontaram que o MI elaborado contribuiu para a melhoria do rendimento no Pós-teste dos alunos do Grupo Experimental em relação ao Grupo Controle. A análise dos Mapas Conceituais Finais, de acordo com a metodologia adotada, constatou uma evolução em todos os critérios quantitativos, e também no critério qualitativo Qualidade do Mapa. A análise das Anotações Pessoais da professora/mestranda mostrou que a inserção de situações vivenciadas pelos alunos em seu cotidiano e também em uma gincana que foi realizada foram consideradas relevantes para o processo de ensino/aprendizagem dosconceitos abordados. Os resultados apresentam indícios de que o MI colaborou para a promoção da Aprendizagem Significativa dos conceitos relacionados a tópicos da Cinemática e das Leis de Newton para o Movimento dos Corpos, para alunos do Ensino Médio.

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