As contribuições da articulação entre o ensino por investigação e o enfoque CTS para o desenvolvimento de conceitos de física moderna no ensino médio

Nome: MARCOS AZEVEDO PEDROSO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 18/12/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MIRIAN DO AMARAL JONIS SILVA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ELIANE FERREIRA DE SÁ Examinador Externo
MIRIAM DE MAGDALA PINTO Orientador
PATRICIA SILVEIRA DA SILVA TRAZZI Examinador Interno

Resumo: Este trabalho resulta de uma pesquisa qualitativa desenvolvida a partir da
implementação de uma sequência de ensino investigativa com enfoque CTS para trabalhar temas da física moderna com alunos do ensino médio. A articulação do enfoque CTS e do ensino por investigação oportunizou uma visão mais crítica acerca da ciência e da tecnologia, assim como suas implicações na sociedade. Além disso, o aporte teórico-metodológico do ensino por investigação demonstrou ser uma ótima alternativa para que o estudante se tornasse mais participativo nas aulas e assim contribuir efetivamente, não apenas como um expectador mas com uma participação efetiva no processo de ensino aprendizagem. A pesquisa de cunho qualitativo foi desenvolvida em duas turmas do ensino médio, em uma escola da rede estadual, situada no município da Serra, ES. O estudo teve como objetivo de validar a eficácia da articulação do ensino com enfoque CTS com o ensino por investigação na abordagem de conceitos físicos complexos, tais como a Teoria da Relatividade, representada na equação E=mc². A sequência didática teve duração
de 8 aulas em cada turma com duração de 55 minutos cada aula. Os dados
produzidos a partir das gravações em vídeo e áudio das discussões nas aulas e das suas produções textuais foram analisados com base na categorização proposta por Trazzi e Oliveira (2016), a fim de verificar o processo de apropriação dos conceitos relacionados a teoria da relatividade na equação E=mc², seu significado e sua importância para o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e sua implicação na sociedade. Os resultados mostraram indícios de que os alunos se aproximaram do conceito cientificamente aceito e que, portanto, a articulação entre o enfoque CTS e o ensino por investigação, na forma como foi conduzida, é uma alternativa pedagógica potencialmente válida e apropriada para o ensino de conhecimentos físicos relacionados a física moderna e contemporânea, numa perspectiva sóciocientífica.

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